Na dieta cetogênica é eliminado o consumo de carboidratos. A alimentação se torna basicamente rica em proteínas.
Carboidratos são a principal fonte de energia do corpo e, quando estão escassos, o organismo busca outra forma de obter energia, iniciando assim a quebra da gordura corporal.
Dessa transformação de gordura em energia é que são produzidos os corpos cetônicos (corpo transforma a gordura em glicose para sobreviver). Essa dieta também é conhecida com dieta das proteínas e dieta de South Beach.
Alimentos proibidos
Tudo o que tiver carboidratos: arroz, trigo, milho, feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim, frutas (todos os tipos), açúcares, massa, pão, batata, aipim, beterraba, cenoura, leite, mel, bolacha, álcool.
Alimentos liberados
Creme de leite, ovos, linguiça de porco, carnes de peixe, frango, porco e gado, presunto cozido, queijos em geral, nata, frutos do mar em geral, salsichas, castanhas do Pará, nozes, amêndoas.
Verduras e legumes (repolho, alface, tomate, couve-flor, couve, brócolis, pimenta, cebola, pepino, abobrinha, quiabo, nabo, rabanete, acelga, jiló, salsão, chicória, escarola, palmito, berinjela, azeitona, pimentão e salsa).
Bebidas liberadas
Água, chás, café, refrigerante dietético.
ATENÇÃO: não se deve ficar por um longo período nesta dieta, pois a principal fonte de energia para o cérebro é a glicose que é obtida através dos carboidratos. A pessoa que fizer esta dieta deve ser acompanhada regularmente por médico ou nutricionista.
Por ser uma alimentação rica em proteínas, o colesterol pode ficar elevado, pois muitas fontes de proteínas são ricas em gorduras. Também é possível que o corpo sofra com deficiência temporária de alguns nutrientes devido ao caráter restritivo da dieta.