Introdução
Os principais sintomas da depressão pós-parto são alterações de humor, distúrbios do sono e do apetite, fadiga, redução da concentração, sentimento de culpa e uma redução geral nas atividades diárias. Normalmente a mãe aflita não consegue desempenhar seus papéis maternos e conjugais levando a problemas familiares, como também distorções no crescimento e desenvolvimento infantil, e se esse distúrbio não for tratado, pode resultar em suicídio ou infanticídio.
A vitamina B6 (Piridoxina) é hidrossolúvel, utilizada na profilaxia e no tratamento da deficiência de vitamina B6, estudos em humanos demonstraram que a deficiência de vitamina B6 afeta respostas celulares e humorais do sistema imunológico e resulta em diferenciação e maturação de linfócitos alteradas, produção de anticorpos prejudicada, proliferação de linfócitos diminuída e produção diminuída de interleucina (IL)-2, entre outras atividades imunológicas, ela é convertida em piridoxal 5´-fosfato que é uma coenzima para a síntese de aminoácidos, neurotransmissores (serotonina, norepinefrina), esfingolipídios, ácido aminolevulínico). Na forma de piridoxal 5'-fosfato, protege as células endoteliais vasculares em cultura de lesão por plaquetas ativadas. A lesão e disfunção endotelial são eventos iniciais críticos na patogênese da aterosclerose.
Vitamina B6 x depressão
A vitamina B6 é considerada um cofator na via triptofano/serotonina e, a forma de seu metabólito ativo no plasma, piridoxal 5'-fosfato, tem uma associação inversa com os sintomas da depressão. Em vários estudos, foi observado uma correlação significativa entre a ingestão de vitamina B6 e os sintomas de depressão. A depleção observada na concentração plasmática de piridoxal 5'-fosfato em usuárias de anticoncepcionais orais pode refletir a diminuição das reservas corporais de vitamina B6. Em uma revisão sistemática, o uso de vitamina B6 foi sugerido como tratamento complementar para a depressão.
Resultados
Através de um estudo com objetivo de investigar o efeito da vitamina B6 na prevenção da depressão pós-parto (DPP) entre mães em risco para DPP. Os resultados obtidos:
- As gestantes que participaram do estudo, apresentavam idade média, no grupo caso de 29,6 ± 5,8 e, no grupo controle 28,2 ± 4,6;
- O escore médio de depressão antes da intervenção foi de: 10,4 ± 1,4 no grupo caso e 9,3 ± 4,2 no grupo controle (P = 0,34);
- O escore médio de depressão após a intervenção foi de: 4,2 ± 2,7 no grupo caso e 10,4 ± 3,4 no grupo controle (P < 0,001).
Conclusão
A vitamina B6 tem um efeito positivo na redução dos escores de depressão pós-parto entre mães em risco para DPP. Estes dados podem ser clinicamente úteis para prevenir a DPP em mulheres de alto risco.
Referências bibliográficas
KHODADAD M, BAHADORAN P, KHEIRABADI GR, SABZGHABAEE AM. Can Vitamin B6 Help to Prevent Postpartum Depression? A Randomized Controlled Trial. Int J Prev Med. 2021 Oct 19;12:136. doi: 10.4103/ijpvm.IJPVM_240_19. PMID: 34912512; PMCID: PMC8631136.