Introdução
O controle dos níveis lipídicos é considerada uma das estratégias mais eficazes para a prevenção de doenças cardiovasculares (DCV). Dados epidemiológicos demonstraram o papel crucial da dislipidemia, especialmente hipercolesterolemia, no desenvolvimento de DCV.
Outro fator crítico que predispõe os indivíduos à DCV é o aumento do tecido adiposo visceral. A distribuição da gordura corporal é de maior importância nesse aspecto do que simplesmente uma quantidade de gordura. Por exemplo, a distribuição de gordura androide, em vez de ginoide, está mais frequentemente associada à síndrome metabólica, diabetes e DCV.
VAZGUARD™
Estudos recentes sobre o suco do endocarpo da bergamota mostraram que ele tem várias bioatividades, como antioxidante, anti-inflamatório, neuroprotetor, bem como propriedades hipolipidêmicas e hipoglicêmicas.
Um estudo recente em humanos mostra que o fitossoma de bergamota é eficaz na modulação do colesterol total (TC), lipoproteína de alta densidade (HDL), LDL-colesterol, triglicerídeos (TGs) e níveis de glicose, por meio de ação antioxidante, hipoglicêmica e hipolipidêmica.
VAZGUARD™ (Bergamot Phytosome®) é um nutracêutico 100% natural para saúde cardiovascular. Este ativo é a fração padronizada de polifenóis da bergamota, originárias do sul da Itália, formulada para otimizar a absorção biológica de polifenóis da bergamota.
Benefícios:
- Redução dos parâmetros lipídicos;
- Modulação da síndrome metabólica;
- Redução da esteatose hepática;
- Aumento do HDL;
- Redução de triglicerídeos;
- Redução de LDL denso (pró-aterogênico);
- Controle da glicemia;
- Atividade antioxidante;
- Atividade anti-inflamatória.
Resultados
Através de um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo conduzido por Rondanelli et al., (2021), teve como objetivo investigar o efeito do fitossoma de bergamota no tecido adiposo visceral (VAT) e no perfil metabólico, em indivíduos com sobrepeso e obesos com hipercolesterolemia leve. Foram obtidos os seguintes resultados:
- Os resultados mostraram uma diminuição estatisticamente significativa após 30 dias nos parâmetros de VAT (p <0,0001), de TC (p <0,0001), LDL (p = 0,0008) e ApoB (p = .04) no grupo suplementado;
- Com relação ao HDL, observou-se em ambos os grupos uma diminuição de sua média ao longo do tempo até T3 (ou seja, 60 dias) e um subsequente aumento de seus níveis em T4 (90 dias);
- Os outros parâmetros (glicose, insulina, avaliação do modelo de homeostase, colesterol de lipoproteína de alta densidade, triglicerídeos, massa livre de gordura, massa gorda) não foram significativos.
Conclusão
Foi possível concluir que o fitossoma de bergamota proporciona efeitos benéficos, como diminuição do VAT e modulação das alterações metabólicas, após apenas 30 dias de suplementação, resultando em uma proteção muito promissora à saúde cardiovascular.
Referências bibliográficas
RONDANELLI, M. et al. Bergamot phytosome improved visceral fat and plasma lipid profiles in overweight and obese class I subject with mild hypercholesterolemia: A randomized placebo controlled trial. Phytother Res. 2021 Apr;35(4):2045-2056. doi: 10.1002/ptr.6950. Epub 2020 Nov 13.