Terapia com Vitamina D promove melhora do controle glicêmico em pacientes com resistência à insulina, pré-diabetes e diabetes tipo 2

por Instituto Hi-Nutrition / 2 Fevereiro 2017 / Estudo Científico
Em um estudo conduzido por Clemente-Postigo et al. (2015) teve como objetivo analisar níveis séricos da forma ativa da vitamina D no tecido adiposo, de acordo com IMC e o status glicêmico dos indivíduos. Cento e dezoito indivíduos foram classificados de acordo com seu IMC (magros, sobrepesados, obesos ou obesos mórbidos) e seu estado glicêmico (normoglicêmicos, pré-diabéticos ou diabéticos). Além destes, trinta indivíduos obesos fora selecionados (IMC> 30 kg / m²) e classificados como normoglicêmicos, pré-diabéticos ou diabéticos. Foi constatado que os níveis de vitamina D ativa são menores em portadores de pré-diabetes e diabetes do que em indivíduos normoglicêmicos. Os níveis de vitamina D ativa foram negativamente correlacionados com a resistência à insulina e glicose, mas não como IMC. Percebeu-se que a expressão do gene de vitamina D ativa se apresentava superior em obesos comparados a outros índices de massa corporal (como magros ou acima do peso). Assim, concluiu-se que a vitamina D (ativa) está reduzida em pré-diabéticos e diabéticos em comparação com normoglicêmicos, independente de sua forma física, indicando que o principal fator de risco para a deficiência de vitamina D é o metabolismo glicêmico.

*Ao entrar em contato você esta de acordo com nossas políticas de privacidade.
O Hi-Nutrition solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes do curso desejado, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

TOP