Introdução
De acordo com a OMS, as desordens psiquiátricas como ansiedade e depressão estão entre as causas mais comuns de incapacidade em jovens. Aproximadamente entre 15 a 20% experimentam transtorno depressivo ou ansiedade antes dos 18 anos.
Os transtornos de ansiedade mais comuns em jovens incluem transtorno de ansiedade de separação (8%), fobias específicas (10%) e fobia social (7%). A depressão tem taxas de prevalência em 1 ano de 2,6% em crianças e 5,7% em adolescentes. A ansiedade pode ser considerada ainda como transtorno que compartilha características de medo, ansiedade excessiva e perturbações relacionadas. Essa doença já afeta milhares de pessoas no mundo inteiro, sendo considerada a doença do século, junto com a depressão. A ansiedade afeta o dia a dia das pessoas e também interfere no seu comportamento, sendo difícil a socialização.
O Zembrin (Sceletium tortuosum (L.) é uma planta de origem sul-africana, que vem sendo utilizado a mais de 300 anos por povos indígenas para o alívio da sensação de dor e fome, redução do estresse e melhora do desempenho mental e físico. Zembrin® é composto pelo extrato padronizado de Sceletium tortuosum, um ingrediente botânico inovador, patenteado, clinicamente comprovado para melhorar o humor e a função cognitiva, além de diminuir a ansiedade e a tensão. Seu mecanismo de ação é agindo na inibição seletiva da recaptação da serotonina e também na inibição do transportador da enzima fosfodiesterase do tipo 4, enzima que degrada nucleotídeos cíclicos inibidores da ativação celular.
Seus benefícios são: alívio rápido da ansiedade e estresse, promove humor positivo e ativa as funções cerebrais, melhorando a atenção e raciocínio, melhora da qualidade do sono, não provoca sonolência, seguro e não causa dependência, combate a compulsão alimentar, os sintomas da TPM e o climatério. Único ativo que comprovadamente apresenta 2 mecanismos de ação no SNC (sistema nervoso central) sem efeitos colaterais ou dependência.
Resultados
Através de um estudo conduzido por REAY et al. (2020) que teve como objetivo investigar as propriedades ansiolíticas de um extrato padronizado de Sceletium tortuosum foi possível obter os seguintes resultados:
- No que diz respeito às propriedades terapêuticas do Sceletium tortuosum, o estudo 1 não mostrou qualquer efeito do tratamento no estresse de sentimentos ou no desempenho da memória;
- No entanto, o estudo 2 demonstrou que Sceletium tortuosum melhorou o aumento antecipatório nos sentimentos subjetivos de ansiedade associados ao início antecipado de um estressor e, durante o estressor, melhorou os aumentos na FC.
Conclusão
Foi possível concluir que os resultados do estudo apoiam as propriedades ansiolíticas do Sceletium tortuosum em indivíduos saudáveis.
Referências bibliográficas
REAY, J. et al. Sceletium tortuosum (Zembrin ®) ameliorates experimentally induced anxiety in healthy volunteers. Hum Psychopharmacol. 2020 Nov;35(6):1-7. doi: 10.1002/hup.2753. Epub 2020 Aug 6.