Introdução
Salacia é um gênero de plantas amplamente distribuído na região do sudeste asiático. Os extratos de caule e raiz dessas plantas têm sido tradicionalmente usados por via oral pelos nativos asiaticos para o tratamento e prevenção do diabetes mellitus.
Estudos recentes in vivo e in vitro dessa planta conseguiram demonstrar evidências de suporte, incluindo a atividade inibitória da a-glucosidase e um efeito supressor da hiperglicemia pós-prandial. Em contraste, os resultados dos estudos epidemiológicos sugeriram que o controle apropriado do aumento pós-prandial da glicose no sangue é extremamente importante para a prevenção de doenças relacionadas ao estilo de vida, como diabetes mellitus, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Portanto, é possível concluir que a supressão contínua mediada por Salacia de aumentos pós-prandiais de glicose no sangue pode ajudar a melhorar os indicadores de controle glicêmico de longo prazo, incluindo hemoglobina A1c (HbA1c ), que por sua vez poderia prevenir o aparecimento e progressão do diabetes mellitus e complicações associadas e outras doenças metabólicas.
Com o intuito de verificar a eficácia da Salacia em humanos, avaliaram o efeito de supressão da hiperglicemia pós-prandial do caule de S. chinensis, uma das espécies de Salacia, em indivíduos humanos predominantemente com diabetes limítrofe. Os resultados puderam demonstrar um efeito inibitório do extrato no aumento dos níveis de glicose e insulina no sangue pós-prandial, provavelmente devido à inibição da absorção de glicose por meio da inibição da a-glucosidase.
Resultados
Dois ensaios clínicos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo foram conduzidos para avaliar a eficácia do extrato de Salacia chinensis, e o resultados obtidos foram:
- No estudo 1, a Salacia induziu a supressão dependente da dose significativa de glicose no sangue pós-prandial, insulina e sua área incremental sob os valores da curva.;
- No estudo 2, a Salacia melhorou significativamente vários parâmetros relacionados à glicose no sangue, como hemoglobina A1c e tolerância à glicose após o desafio de glicose.
Conclusão
Os resultados do presente estudo sugerem que o extrato de S. chinensis pode ter efeitos benéficos em pacientes com diabetes.
Referências bibliográficas
KOBAYASHI, M. et al. Dose-Dependent Suppression of Postprandial Hyperglycemia and Improvement of Blood Glucose Parameters by Salacia chinensis Extract: Two Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Studies. J Med Food. 2021 Jan;24(1):10-17. doi: 10.1089/jmf.2020.4751. Epub 2020 Dec 23.