Introdução
O colágeno é considerado uma proteína estrutural abundante (30% de todas as proteínas no corpo humano), sendo encontrado em tecidos, como por exemplo ossos, tendões, ligamentos e músculos. Além disso tudo, o colágeno serve como um dos principais componentes do endomísio, envolvido na transmissão de força gerada pelo músculo esquelético.
O uso da hidroxiprolina é realmente comum como biomarcador indireto da degradação de colágeno e integridade do tecido conectivo após o exercício de alta-intensidade.
Shilajit é um exsudato de rochas sedimentares do Himalaia, Altai e outras montanhas. Seus principais componentes são ácido fúlvico, dibenzo-α-pironas livres e conjugadas e mais de 40 minerais.
Resultados
Através de um estudo conduzido por Keller et al., 2019 foi possível avaliar os efeitos da suplementação de 8 semanas com Shilajit em baixa e alta dose comparado ao placebo na força de contração isométrica voluntária máxima (CIVM), pico de torque concêntrico, declínio percentual da força induzida pela fadiga e hidroxiprolina sérica (HIP). Os resultados obtidos foram:
ü Para o grupo com percentil superior a 50, o declínio médio ajustado após a suplementação na CIVM foi significativamente menor para o grupo de alta dose (8,9 ± 2,3%) do que a dose baixa (17,0 ± 2,4%; p = 0,022) e placebo (16,0 ± 2,4%; p = 0,044) grupos;
ü Além disso, para o grupo com percentil superior a 50, a média ajustada de HIP inicial após a suplementação foi significativamente menor no grupo 2 (1,5±0,3 μg·mL− 1), comparado ao grupo 1 (2,4±0,3 μg·mL−1; p = 0.034) e placebo (2,4±0,3 μg·mL− 1, p = 0.024).
Conclusão
Foi possível concluir que a suplementação de Shilajit 500 mg ao dia durante 8 semanas promoveu retenção da força muscular máxima após o protocolo fatigante e diminuição da HYP do início do estudo.
Referências
KELLER, J. L. et al. The effects of Shilajit supplementation on fatigue-induced decreases in muscular strength and serum hydroxyproline levels. J Int Soc Sports Nutr, v. 16, n. 1, p. 3, Feb 6 2019. ISSN 1550-2783.