Introdução
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune sistêmica, progressiva e debilitante, caracterizada por inflamação simétrica, dor, edema, rigidez matinal nas articulações sinoviais, destruição óssea e deformidade funcional.
Desequilíbrio entre Citocinas pró-inflamatórias e anti-inflamatórias, favorecendo mediadores pró-inflamatórios, como TNF-α e interleucina (IL)-1.
A cascata inflamatória promove up-regulation da expressão de NF-κB em células humanas (do inglês nuclear factor kappa-light-chain-enhancer of activated B cells, que é um agente-chave na exacerbação da inflamação e inibição da apoptose.
A expressão de enzimas proteolíticas, como Metaloproteinases de Matriz 3 (MMP-3), aumenta, enquanto seus inibidores diminuem, resultando na destruição da cartilagem e degeneração da matriz extracelular.
Saffron
O Saffron (Crocus sativus L.) possui mais de 150 componentes antioxidantes diferentes. Além disso, estudos in vitro têm demonstrado a atividade anti-inflamatória da crocina, no qual inibe as enzimas ciclooxigenase 1 e 2 e previne a produção de prostaglandina e2 de forma dose-dependente.
Resultados:
Em um estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado que teve como objetivo avaliar os efeitos do saffron nos parâmetros clínicos e metabólicos em pacientes com artrite reumatoide ativa, os resultados obtidos foram:
- Nenhum efeito adverso foi reportado pelos pacientes;
- A suplementação com saffron reduziu significativamente o número de articulações edemaciadas e sensíveis, intensidade da dor com base na escala visual analógica e escore de atividade da doença (DAS28) ao final do estudo comparado ao placebo e ao início do estudo;
- O Physician Global Assessment e a taxa de sedimentação eritrocitária também melhoraram significativamente após a intervenção;
- A Proteína C Reativa de Alta Sensibilidade (PCR-as) reduziu ao final do estudo no grupo 1 comparado com os valores iniciais;
- O fator de necrose tumoral alfa, interferon gama e malondialdeído diminuíram, enquanto que a capacidade antioxidante total aumentou, porém a diferença entre os grupos não foi significativa.
Conclusão:
De acordo com os resultados, a suplementação de saffron pode melhorar positivamente e significativamente os parâmetros clínicos em paciente com artrite reumatoide.
Referências bibliográficas
HAMIDI, Z.; ARYAEIAN, N.; ABOLGHASEMI, J.; SHIRANI, F. et al. The effect of saffron supplement on clinical outcomes and metabolic profiles in patients with active rheumatoid arthritis: A randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. Phytother Res, Feb 11 2020.