O câncer de mama é o câncer em mulheres mais prevalente e a maior causa de morte em mulheres de meia-idade. Existem diferentes tipos de câncer de mama, principalmente determinados pela expressão de receptores de estrogênio (RE) e receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2).
As citocinas apresentam efeitos promotores de tumor e inibidores do crescimento do câncer de mama, dependendo presumivelmente de suas concentrações relativas e da presença de outros fatores moderadores.
A coenzima Q10 (CoQ10) é uma molécula lipofílica protetora, sintetizada em células humanas sob o controle do HMG CoA redutase e desempenha um papel na produção de ATP como transportador de elétrons na cadeia respiratória.
Uma das propriedades anti-inflamatórias de CoQ10 é realizada através da redução da secreção de Citocinas inflamatórias. Estudos demonstraram a eficácia da CoQ10 associado a outros nutrientes na redução dos níveis séricos de IL-1β, IL-6, IL-8, TNF-α e VEGF após 90 dias.
Resultados e conclusão
Em um estudo clínico, duplo-cego, placebo-controlado e randomizado avaliou a eficácia da coenzima Q10 em marcadores inflamatórios em pacientes com câncer de mama sob tratamento com tamoxifeno (ZAHROONI; HOSSEINI; AHMADZADEH; AHMADI ANGALI et al., 2019). Os resultados obtidos foram:
- A suplementação com coenzima Q10 demonstrou reduzir significativamente os níveis séricos de IL-8 e IL-6 comparado ao placebo. O grupo de pacientes que recebeu o suplemento apresentou maior redução dos níveis séricos de citocinas comparado ao grupo placebo.
Referências bibliográficas
ZAHROONI, N.; HOSSEINI, S. A.; AHMADZADEH, A.; AHMADI ANGALI, K. et al. The Effect of Coenzyme Q10 Supplementation on Vascular Endothelial Growth Factor and Serum Levels of Interleukin 6 and 8 in Women with Breast Cancer: A Double-Blind, Placebo-Controlled, Randomized Clinical Trial. Ther Clin Risk Manag, 15, p. 1403-1410, 2019.