Betaglucanos Reduzem a Circunferência da Cintura e Citocinas Pró-inflamatórias em Indivíduos Obesos

por National Task Force on the Prevention and Treatment of Obesity / 27 Setembro 2017 / Estudo Científico
A obesidade é uma condição caracterizada pelo excesso de peso (ou tecido adiposo) consequente de um desequilíbrio entre o aporte e o gasto energético. Está principalmente associada ao aumento do volume da célula adiposa em adultos (obesidade hipertrófica).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 39% dos adultos tem sobrepeso e 13% obesidade, constituindo o maior fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, hiperlipidemia, além da síndrome metabólica.

Inflamação e Obesidade

Indivíduos obesos e sobrepesados possuem excesso de tecido adiposo, o que favorece a inflamação.

De acordo com estudos, altos níveis de citocinas pró-inflamatórias foram encontrados em pacientes obesos e sobrepesados. Além disso, também foi demonstrado que estrutura única do tecido adiposo acumula macrófagos ativados cruciais para a inflamação, liberando sob certo aspecto citocinas, como fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), interleucina-6 (IL-6) e IL-1.

Papel de Betaglucanos na Obesidade 

Betaglucanos são polissacarídeos complexos, presentes na parede celular de grãos, algas e alguns microrganismos, incluindo leveduras. 

Em estudos prévios, a administração oral de betaglucanos derivadas de leveduras demonstrou melhores efeitos no sistema imune, que são mediados pela modulação da secreção de citocinas pró-inflamatórias e, desta forma, pesquisadores investigaram os seus efeitos nas citocinas inflamatórias em pacientes obesos e sobrepesados com IMC ≥23 Kg/m2 em comparação com o placebo.

De acordo com os resultados, os betaglucanos reduziram a circunferência da cintura e a pressão sanguínea após 6 semanas de estudo em comparação com o controle. Além disso, o grupo 1 resultou em aumento na interleucina-10 (IL-10) e citocinas anti-inflamatórias em 23,97% desde o início do estudo até a semana 2 e 31,12% até a semana 6. Os betaglucanos também reduziram as citocianas pró-inflamatórias IL-6 após 6 semanas e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) após 2 semanas quando comparado ao controle.
Os pesquisadores concluíram que a suplementação com betaglucanos modula as citocinas pró-inflamatórias que aceleram as comorbidades em obesos e sobrepesados e reduz a pressão sanguínea, circunferência da cintura e os fatores de risco de doença cardiovascular.

Referências

Mosikanon K1, Arthan D2, Kettawan A1, Tungtrongchitr R2, Prangthip P2. Yeast β-Glucan Modulates Inflammation and Waist Circumference in Overweight and Obese Subjects. J Diet Suppl. 2017 Mar 4;14(2):173-185. Epub 2016 Aug 11.
Tags:

*Ao entrar em contato você esta de acordo com nossas políticas de privacidade.
O Hi-Nutrition solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes do curso desejado, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

TOP