Introdução
A astaxantina é um caratenoide que pertence à classe das xantofilas e possui capacidade antioxidante e possível papel na redução do risco de algumas doenças. Este caratenoide pode ser encontrado de forma natural em microalgas como Haematococcus pluvialis e na levedura Phaffia rhodozyma, como também em crustáceos e salmão. Sua atividade antioxidante tem demonstrado importante ação na modulação de funções biológicas relacionadas com a peroxidação lipídica, desempenhando efeitos benéficos em doenças crônicas que tenham alterações cardiovasculares, degeneração macular e câncer.
Nos dias atuais há um significativo interesse no potencial de alguns nutrientes no controle da peroxidação lipídica, inflamação induzida pelo diabetes e na modulação dos microsRNAs (responsáveis por regular a expressão gênica por meio da degradação pós-transcricional do RNA mensageiro ou inibição translacional da síntese proteica). Estudos clínicos demonstraram nas últimas décadas os efeitos benéficos da astaxantina no tratamento e prevenção de algumas alterações metabólicas, como o diabetes. Os microRNAs têm se mostrado marcadores promissores, para o monitoramento da patogênese e progressão da diabetes.
Resultados
Estudo conduzido por Shokri-Mashhadi et al. (2021) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de astaxantina nos níveis circulantes de malondialdeído (MDA) e interleucina-6 (IL-6). Também foram avaliados a taxa de expressão de miR-146a e miRNA-126 nos pacientes com diabetes tipo 2.
Como resultado, foi observado que as pessoas suplementadas com Astaxantina, pode reduzir os níveis plasmáticos de MDA (malondialdeído) e IL-6 (p<0,05) e diminui a expressão de miRNA-146a (P<0,05). Estudos prévios têm demonstrado uma maior expressão de alguns microRNAs, tais como o miRNA-146a, em pacientes diabéticos. Essa maior expressão pode estar relacionada com um declínio na liberação da insulina ou um aumento da poptose das células β-pancreáticas.
Conclusão
A suplementação de astaxantina pode ser benéfica na redução de fatores relacionados com o estresse oxidativo (MDA) e inflamação (IL-6). E também promove diminuição da expressão de miRNA-146a.
Referência Bibliográfica
SHOKRI-MASHHADI, N. et al. The antioxidant and anti-inflammatory effects of astaxanthin supplementation on the expression of miR-146a and miR-126 in patients with type 2 diabetes mellitus: A randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. Int J Clin Pract. 2021 Jan 14;e14022. doi: 10.1111/ijcp.14022. Online ahead of print.