Introdução
O ácido hialurônico (HA) é um componente chave da matriz extracelular dos pulmões. Um dos atributos do HA é sua propriedade de retenção de água, logo o mesmo possui um papel importante na regulação de fluidos do interstício pulmonar. O ácido hialurônico tem sido amplamente utilizado no tratamento dos olhos, articulações e afecções da pele, mas nos últimos anos também tem sido proposto no tratamento de certas doenças pulmonares, incluindo doenças das vias aéreas, devido ao seu efeito anti-inflamatório e de ligação à água.
O tratamento com HA em suas diferentes formulações pode desempenhar um papel fundamental em doenças das vias aéreas com alto componente inflamatório, como rinossinusite crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística (FC) e bronquiectasias de outras causas etiológicas.
O spray nasal de ácido hialurônico quando administrado diminui a gravidade do enfisema induzido pela elastase, previne a broncoconstrição em asmáticos e melhora alguns parâmetros funcionais em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
O HA tem a propriedade de reter uma quantidade significativa de água na matriz extracelular, produzindo géis viscosos que podem desempenhar um papel importante tanto na homeostase dos tecidos e sua integridade biomecânica.
O HA de alto peso molecular administrado via spray pode atuar como anti-inflamatórios, protegendo contra hiper-reatividade inflamatória.
Retarda o aparecimento de bronquite e modificar o biofilme relacionado com a inflamação crônica causada por certos microrganismos patogênicos.
Resultados
Através de um estudo conduzido por Ros et al. que teve como objetivo avaliar de modo randomizado um estudo duplo-cego, controlado, envolvendo 40 pacientes com Fibrose Cística a mais de oito anos. Foi possível obter os seguintes resultados:
•Os autores concluíram que a adição de HA ao HS reduziu a prevalência e gravidade da tosse;
•Irritação na garganta após administração da solução nasal;
• Redução do sabor salgado em pacientes que anteriormente mostraram baixa tolerância ao HS sozinho;
• Maior adesão por pacientes pediátricos;
Conclusão
Com base nas literaturas consultadas, observa-se que o ácido hialurônico possui grande potencial terapêutico no gerenciamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica bem como no controle da Fibrose Cística e demais disfunções patológicas respiratórias.
Referências bibliográficas
ROS, M.; Casciaro, R.; Lucca, F.; Troiani, P.; Salonini, E.; Favilli, F.; Quattrucci, S.; Sher, D.; Assael, B.M. Hyaluronic acid improves the tolerability of hypertonic saline in the chronic treatment of cystic fibrosis patients: A multicenter, randomized, controlled clinical trial. J. Aerosol Med. Pulm. Drug Deliv. 2014, 27, 133–137