Introdução
Altas doses séricas de cobalamina (vitamina b12) pode ser sinal para alguma doença grave, especialmente doenças hematológicas, hepáticas, autoimunes, renais, infecciosas e em tumores sólidos.
A homocisteína é considerada um aminoácido que contém enxofre e pode ser encontrado no plasma humano em pequenas quantidades. No entanto, concentrações aumentadas de hCys foram identificadas como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, doença de Alzheimer e doenças neurológicas.
O zinco é um micronutriente essencial para os seres humanos, pois o mesmo desempenha um papel muito importante nos processos enzimáticos e regulatórios, crescimento e maturação de forma normal, metabolismo de carboidratos e síntese de proteínas. ü O status do zinco também pode influenciar as quantidades circulantes de outros biomarcadores clinicamente relevantes, como vitamina B12, homocisteína (hCys) e folato.
A deficiência de zinco é considerada um problema de suma importância, principalmente em crianças. As maiores causas dessa deficiência são desnutrição, ingestão inadequada e o consumo concomitante de grãos contendo fitato que impedem a absorção e ligam o zinco.
A Vitamina B12, folato (vitamina B9), hCys e zinco desempenham um papel importante no ciclo de metilação, que é necessário em muitos processos bioquímicos. Na deficiência de zinco, as concentrações de hCys e vitamina B12 aumentam devido a distúrbios no ciclo de metilação.
Resultados
Através de um estudo prospectivo e aberto, que possuiu como objetivo avaliar as concentrações de zinco plasmático, hemoglobina, contagem de células vermelhas, volume corpuscular médio, ferritina, vitamina B12, folato e homocisteína durante e após a suplementação de zinco no tratamento da deficiência de zinco. Foi possível obter os seguintes resultados:
- A idade média das crianças era de 9,64 ± 5,05 (mín-máx, 1-15) anos e a concentração plasmática média de zinco antes da suplementação de zinco era 61,7±6,3 mcg/dL;
- As concentrações de zinco foram significativamente elevadas após a suplementação de sulfato de zinco por 3 meses, em 107,1±18,8 mcg/dL;
- Os níveis de hemoglobina, volume corpuscular médio e ferritina aumentaram significativamente após a suplementação de zinco, mas nenhuma diferença significativa foi encontrada na contagem de glóbulos vermelhos;
- As concentrações de vitamina B12 e homocisteína diminuíram significativamente após o tratamento com zinco (743,5±498,8 vs 373,3±128 mcg/dL e 11,2±5,3 vs 6,7±3,4 mcg/dL, respectivamente);
- No entanto, a mudança nas concentrações de folato não foi significativa.
Conclusão
Foi possível concluir que a anemia não foi detectada em pacientes com deficiência de zinco, mas o nível de ferritina aumentou significativamente após o tratamento com zinco. Dessa forma os pesquisadores concluíram que a terapia com zinco tem um efeito positivo na absorção do ferro. Além disso, o aumento de vitamina B12 e homocisteína podem estar associadas à deficiência de zinco, e influenciam o prognóstico de doenças hepáticas, renais, cardiorrespiratórias e neoplásicas.
Referências bibliográficas
SONMEZ OZKARAKAYA, I.; CELIK, B.; KARAKUKCU, C.; ALTUNER TORUN, Y. Effect of zinc supplementation on hemogram parameters and circulating concentrations of homocysteine, vitamin B12, and folate in zinc-deficient children and adolescents. Journal of Trace Elements in Medicine and Biology, 65, p. 126724, 2021/05/01/ 2021.