Introdução
A síndrome do ovário policístico (SOPC) é uma endocrinopatia comum entre mulheres em idade reprodutiva. Esta síndrome é caracterizada por excesso de androgênio, oligo ou anovulação crônica e ovários policísticos aumentados, afetando cerca de 8–13% da população feminina em todo o mundo.
Além das características principais, a síndrome pode ser acompanhada por obesidade, resistência à insulina (RI), diabetes mellitus tipo 2 (DM2), infertilidade, aumento da ansiedade e medo de complicações de saúde de longo prazo, juntamente com outras doenças mentais e depressão.
Acetil-L-Carnitina
É um Estereoisômero biológico ativo de 3-carboxi-2-acetiloxi N, N, N-trimetil-1-propanamínio. A acetil-L-carnitina é responsável por facilitar o transporte de ácidos graxos livres do citosol da célula para a mitocôndria para a beta-oxidação e produção de energia.
Há um grande efeito no metabolismo da glicose, estresse oxidativo, estabilização de organelas, produção de energia e também protege a célula contra a apoptose.
Foi relatado que mulheres magras com SOPC possuem baixos níveis de carnitina, que está principalmente associado a hiperandrogenemia e resistência à insulina.
A carnitina é abundante no hipotálamo, onde afeta a atividade neuronal do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal (HPG) e desempenha um papel essencial na reprodução feminina, a mesma também melhora a capacidade do oócito de queimar gorduras e produzir energia de uma maneira mais eficiente, evitando assim a falha do oócito em amadurecer adequadamente, o que pode resultar em desarranjos metabólicos e endócrinos na SOPC.
Além disso, é relatado que a suplementação de acetil-L-carnitina melhora os sinais e sintomas associados à SOPC.
Resultados
Através de um estudo responsável por avaliar a eficácia do tratamento com acetil-L-carnitina e metformina associado a pioglitazona nos parâmetros metabólicos, endócrinos e medidas objetivas e subjetivas de estresse em mulheres com SOPC, foram obtidos os seguintes resultados:
- As mulheres no início do estudo tinham concentração circulante de insulina significativamente elevada e baixo nível de adiponectina;
- O tratamento diminuiu a insulina em ambos os grupos; no entanto, o grupo 1 apresentou uma diminuição significativa;
- O nível de adiponectina sérica aumentou significativamente após o tratamento em ambos os grupos;
- O HOMA-IR também diminuiu em ambos os grupos;
- Testosterona, FSH e LH melhoraram significativamente em ambos os grupos;
- LH também diminuiu em ambos os grupos; no entanto, a mudança foi significativa apenas no grupo de 1;
- Houve uma melhora significativa na circunferência corporal e escores PSS no grupo 1;
- Ciclos menstruais regulares foram encontrados (97,2%) no grupo carnitina, mas em apenas 12,9% do outro grupo.
Conclusão
A adição de acetil-L-carnitina é superior a metformina mais pioglitazona na melhoria da resistência à insulina, ovários policísticos, irregularidades menstruais e hipoadiponectinemia em mulheres com SOPC.
Referências Bibliográficas
TAUQIR, S.; ISRAR, M.; RAUF, B.; MALIK, M. O. et al. Acetyl-L-Carnitine Ameliorates Metabolic and Endocrine Alterations in Women with PCOS: A Double-Blind Randomized Clinical Trial. Adv Ther, 38, n. 7, p. 3842-3856, Jul 2021.