Uso de Resveratrol em Praticantes de Atividades Físicas Auxilia no Controle dos Danos Musculares, Melhora a Adaptação Física e Recupera a Capacidade Anaeróbia

por Equipe Hi Nutrition / 18 Março 2022 / Estudo Científico

Introdução
O resveratrol é um fenol estilbenóide chamado trihidroxiestilbeno encontrado especialmente na uva, frutas vermelhas e amendoim. É considerado uma fitoalexina, pois é produzido pelas plantas sob condições de estresse. O resveratrol está presente em ambas as formas cis/trans, entretanto é o isômero trans que possui maior efeito antioxidante e maior estabilidade biológica.

A presença desse fenol é considerada bem comum e começou a atrair grande atenção a partir da década de 90, quando foi lhe atribuído efeitos cardioprotetores do vinho tinto. Desde então, muitos trabalhos demonstraram que o resveratrol pode retardar ou até mesmo prevenir a progressão de inúmeras doenças, que incluem o câncer, doenças cardiovasculares, eventos isquêmicos, bem como o aumento da resistência ao estresse e tempo de vida desde leveduras até vertebrados.


O resveratrol tem demonstrado efeito antiapoptótico, responsável em parte, por seu papel cardioprotetor, uma vez que ao aumentar a resistência contra o estresse oxidativo, esta substância previne a morte de células endoteliais. Outros efeitos tais como, ação anti-inflamatória, antiproliferativa, antiangiogênica, também tem sido atribuída aos mecanismos protetores do resveratrol, entretanto a modulação do estresse oxidativo tem sido destacada como um dos seus principais efeitos, por estar correlacionada com os demais. Dessa forma, o resveratrol pode apresentar efeitos benéficos sobre inúmeras doenças, particularmente àquelas em que o estresse oxidativo apresente um papel importante. Outros estudos têm demonstrado que o resveratrol auxilia na recuperação de indivíduos praticantes de atividades físicas.


Exercícios Pliométrico e Resveratrol


O exercício pliométrico é um tipo de exercício baseado no ciclo de alongamento e encurtamento, que pode ser integrado a diferentes tipos de treinamento muscular, por meio da energia elástica muscular e reflexo de alongamento, para aumentar a excitação do sistema nervoso e a resposta do sistema neuromuscular ao melhorar efetivamente o salto, a agilidade, a força, a massa muscular e o desempenho nos exercícios.


Estudos prévios demonstraram que a suplementação realizada com resveratrol demonstrou minimizar os efeitos relacionados com o dano muscular induzido pelo exercício. A suplementação com este fenol pode de forma efetiva melhorar a força muscular e o desempenho de resistência, além de reduzir os parâmetros bioquímicos da fadiga após o exercício. Além disso, o resveratrol pode efetivamente reduzir indicadores de danos musculares e promover a regeneração de células-satélite musculares.


Resultados

Através de um estudo conduzido por Huang et al. (2021) foi possível investigar o efeito da suplementação de resveratrol na recuperação de danos musculares, inflamação, dor, potência muscular e desempenho anaeróbio após lesão muscular induzida por exercício pliométrico (PEIMD). Os resultados obtidos foram: 


  • Após o período de avaliação, o pico de força e a taxa de desenvolvimento de força durante a pratica de salto foi maior nos grupos tratados com o resveratrol quando comparado com o placebo;


  • No teste anaeróbio de Wingate (WAnT) os grupos suplementados com o resveratrol apresentaram uma recuperação da potência de maneira mais satisfatória quando comparado com o placebo. A fadiga melhorou de maneira mais significativa no grupo tratado com alta dose de resveratrol (p<0,05);


  • A dor muscular de início tardio, após os exercícios, foi detectada de maneira mais significativa no grupo placebo quando comparado com os grupos tratados com resveratrol (p<0,05);


  • A suplementação com resveratrol reduziu os marcadores da lesão muscular (creatina quinase e lactato desidrogenase) e não houve alterações nos índices bioquímicos analisados.


Conclusão

Portanto, exercícios pliométricos combinados com suplementação adequada de resveratrol podem ser candidatos eficazes para controlar os danos musculares, melhorar a adaptação física e recuperar a capacidade anaeróbia.



Referências Bibliográficas

HUANG, CC. et al. Protective and Recovery Effects of Resveratrol Supplementation on Exercise Performance and Muscle Damage following Acute Plyometric Exercise. Nutrients. 2021 Sep 16;13(9):3217. doi: 10.3390/nu13093217.

*Ao entrar em contato você esta de acordo com nossas políticas de privacidade.
O Hi-Nutrition solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes do curso desejado, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

TOP