Introdução
A doença cardiovascular é a principal causa de morbimortalidade no Brasil e no mundo. O controle das doenças cardiovasculares pode ser feito através do uso de medicamentos, ou através da dieta, que consiste também na melhor forma de prevenção. Recomendações feitas recentemente sugerem que o consumo de grãos, frutas e vegetais deve ser aumentado para prevenir ou tratar essas doenças, e dentre os possíveis componentes destes alimentos que teriam ação hipocolesterolêmicas destacam-se as proteínas vegetais, as fibras e alguns componentes fitoquímicos como os esteróis.
O abacate é fonte de muitos nutrientes, destacando-se as fibras e vitaminas. Também estão presentes na constituição do fruto álcoois, esteróis, tocoferóis e carotenos. Mesmo não sendo considerado como uma fonte proteica, o abacate contém quantidades muito superiores.
Estudos recentes têm demonstrado que o abacate pode trazer benefícios à saúde, pois a maior parte da gordura dessa fruta é monoinsaturada. Esse tipo de gordura ajuda a diminuir os níveis de colesterol total, LDL- colesterol e triglicerídeos. Ocorre também um aumento dos níveis de HDL- colesterol.
O abacate é rico em vitaminas E e C, potentes antioxidantes, auxilia na promoção contra os radicais livres. Também contém quantidades consideráveis de vitaminas A e do complexo B fundamentais para o desenvolvimento das células e tecidos.
O abacateiro apresenta em sua constituição fitonutrientes que ajudam na diminuição dos níveis de colesterol agindo como antioxidantes neutralizando a ação dos radicais livres, o que auxilia no controle dos distúrbios metabólicos.
Resultados
Estudo conduzido por Wang et al. (2015) avaliou os efeitos do consumo de abacate nas doenças cardiovasculares. Os resultados obtidos foram:
• Comparado com a linha base, a redução dos níveis de LDL-c e do colesterol não HDL no grupo tratado com abacate foi de (-13,5 mg/dl e -14,6 mg/dl) e foi superior (p<0,05) aos grupos 2 (-7,4 mg/dl e -4,8 mg/dl) e 3 (-8,3 mg/dl e -8,7 mg/dl);
• Somente nos pacientes tratados com abacate houve redução da razão LDL/HDL- colesterol (-6,6%, p<0,0001).
Conclusão
O uso diário de abacate teve efeitos significativos na diminuição dos níveis de colesterol total, LDL-colesterol e da razão LDL/HDL- colesterol.
Referências
WANG, L. et al. Effect of a moderate fat diet with and without avocados on lipoprotein particle number, size and subclasses in overweight and obese adults: a randomized, controlled trial. J Am Heart Assoc, v. 4, n. 1, p. e001355, Jan 7 2015. ISSN 2047-9980.