Suplementação com L-Carnitina na Osteoartrite

por . Effects of l-Carnitine Supplementation on Serum Inflammatory Factors and Matrix Metalloproteinase Enzymes in Females with Knee Osteoarthritis / 29 Setembro 2017 / Estudo Científico
A osteoartrite é uma dose crônica caracterizada pela deterioração da cartilagem articular, o que resulta no aumento do atrito entre os ossos, gerando um quadro de enrijecimento, dor e comprometimento da mobilidade. A erosão da cartilagem articular resulta em uma resposta inflamatória repetitiva, seguida de uma reposta de reparação do osso, conhecida como osteofitose. As principais cartilagens afetadas são a do joelho, mãos, pés e coluna vertebral, sendo relativamente comum no ombro e quadril.

Fisiopatologia da Osteoartrite

As causas para o desenvolvimento da osteoartrite incluem: predisposição genética, idade, obesidade, trauma e outras doenças sistêmicas. Durante o desenvolvimento da doença ocorre perda da cartilagem, alterações no osso subcondral com perda da massa óssea e formação de novos osteófitos (Grover e Samson, 2016). Além disso, múltiplos osteófitos moderados, definido estreitamento de espaço, alguma esclerose e possível deformidade de terminações ósseas são encontradas (Grover e Samson, 2016).

A osteoartrite é uma doença inflamatória crônica na qual há alterações graduais no sistema imune.  A progressão da osteoartrite envolve alterações na síntese de várias citocinas. As citocinas inflamatórias envolvidas são IL-1β, IL-6, IL-15, IL-17 e IL-18 e fator de necrose tumoral-alfa (TNF-α). Estas citocinas promovem alterações na cartilagem articular, o que provoca aumento na degradação da cartilagem (Grover e Samson, 2016).

Suplementação de L-Carnitina para Redução da Inflamação
Estudos prévios realizados em animais e em humanos com doenças inflamatórias têm ressaltado as propriedades anti-inflamatórias da suplementação com L-Carnitina que, em mulheres com osteoartrite de joelho, promoveu redução da intensidade da dor e da severidade da doença.
Desta forma, Malek Mahdavi et al. (2016) conduziram um estudo que teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação com L-Carnitina, comparado ao placebo, sobre os mediadores pró-inflamatórios em pacientes com osteoartrite de joelho.
No estudo, foram mensurados os níveis séricos de IL-1β, PChs, MMPs 1 e 13 e escala visual analógica (VAS) para dor. 

Resultados
Os resultados demonstraram que a suplementação com L-Carnitina promoveu redução significativa dos níveis de IL-1β e de MMP-1, enquanto que o grupo que recebeu placebo apresentou aumento dos níveis de IL-1β. Além disso, o escore VAS para dor sofreu decréscimo de 52,67% no grupo L-carnitina vs. 21,82% no grupo placebo, o que demonstra que a a dministração de L-Carnitina é uma estratégia não farmacológica eficaz para modulação de marcadores inflamatórios em pacientes com osteoartrite de joelho, promovendo redução da dor.

Referências
Malek Mahdavi A1, Mahdavi R1, Kolahi S1. Effects of l-Carnitine Supplementation on Serum Inflammatory Factors and Matrix Metalloproteinase Enzymes in Females with Knee Osteoarthritis: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Pilot Study.J Am CollNutr. 2016 Mar 2:1-7. [Epub ahead of print].
Bolognesi G1, Belcaro G, Feragalli B, Cornelli U, Cotellese R, Hu S, Dugall M. Movardol® (N-acetylglucosamine, Boswellia serrata, ginger) supplementation in the management of knee osteoarthritis: preliminary results from a 6-month registry study. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2016 Dec;20(24):5198-5204.
Grover AK1, Samson SE2. Benefits of antioxidant supplements for knee osteoarthritis: rationale and reality. Nutr J. 2016 Jan 5;15(1):1. doi: 10.1186/s12937-015-0115-z.

*Ao entrar em contato você esta de acordo com nossas políticas de privacidade.
O Hi-Nutrition solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes do curso desejado, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

TOP