O Horta Saudável é uma forma alternativa de apoio ao consumo de hortaliças, ervas e temperos para famílias e membros da comunidade de baixa renda na região
Com o objetivo de incentivar a produção de hortaliças, ervas e temperos visando uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos e produzida de forma natural, foi criado o projeto Hortas Comunitárias, nas Unidades de Saúde de São José dos Campos (SP). A iniciativa tem sido tão relevante para a região que foi premiada na última IV Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição que aconteceu no final de 2016.
O projeto é fundamental para apoiar e desenvolver a organização de grupos de economia solidária como forma alternativa de produção de alimentos destinados às famílias e membros da comunidade de baixa renda. Os voluntários responsáveis pelo cuidado com a horta também têm direito à produção. A distribuição dos alimentos ocorre dentro do período adequado para colheita dos gêneros produzidos, priorizando inicialmente os casos mais vulneráveis tanto em nível social quanto sanitário.
O Projeto de Hortas Comunitárias teve início em fevereiro de 2016 e é o resultado do amadurecimento do Cultive uma Vida Saudável, trabalho desenvolvido em uma parceria entre o Programa de Nutrição (Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos) com a Assessoria de Educação Ambiental (Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade). Há cerca de 10 anos o Cultive uma Vida Saudável estimula hortas urbanas e em pequenos espaços.
As Unidades de Saúde que fazem parte do projeto recebem um kit com utensílios e equipamentos de proteção individual, contendo luvas, avental, pá, enxada, enxadinha, colher e garfo de jardineiro, mangueira com 30 metros, rastelo, peneira, regador, tesoura para poda, composteira doméstica e sementes da Secretaria de Saúde (Programa de Nutrição), com custo aproximado de R$ 400,00, e mudas orgânicas de ervas aromáticas e hortaliças não convencionais da Assessoria de Educação Ambiental (Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade).
Além do kit, o projeto também oferece treinamento para qualificar os envolvidos na confecção das hortas nas unidades. No total, 105 voluntários já participaram das capacitações. 21 estabelecimentos, sendo 19 Unidades de Saúde (47,5% do total, distribuídas em 10 Unidades de Saúde da Família e 09 Unidades Básicas de Saúde) são parte do Horta Saudável, atualmente.
Para ser beneficiário do projeto, é importante estar dentro dos seguintes critérios:
– Vulnerabilidade social. As famílias precisam estar vivendo abaixo da linha da pobreza. Na ausência de cadastramento de famílias abaixo da linha da pobreza, devido ao fato de receberem alguns benefícios sociais como Bolsa Família, serão priorizadas as famílias de menor renda per capita;
– Estado nutricional. Presença de desnutrição e/ou excesso de peso em menores de cinco anos, gestantes e idosos.
– Presença de patologia onde a nutrição faça parte do tratamento.
Mostra de Alimentação e Nutrição
A IV Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição foi organizada pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), e a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Teve como foco identificar, valorizar e divulgar as ações exitosas que apontam caminhos possíveis para concretização do propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).