
01 de julho de 2024
|
Hi-Nutrition
O diabetes mellitus tipo 2 está relacionado ao aumento da morbidade e mortalidade cardiovascular. Estudos prévios sugerem que o Diabetes Mellitus Tipo 2 (DMT2) e a Doença Arterial Coronariana (DAC) são comorbidades e o maior fator de risco de mortalidade.
Pacientes com diabetes tem uma redução da expectativa de vida, comparado com aqueles sem diabetes. Alguns estudos têm demonstrado que a suplementação vitamínica auxilia no controle dos distúrbios relacionados com o metabolismo da glicose.
Uso de Vitaminas em Diabéticos
Modificações no estilo de vida têm se mostrado uma estratégia eficaz e segura na gestão do diabetes. As vitaminas do complexo b, principalmente a vitamina b12 e o ácido fólico, são dois suplementos dietéticos que mostraram através de estudos clínicos que são capazes de diminuir a resistência à insulina em pacientes com síndrome metabólica. A monoterapia com ácido fólico regula o controle glicêmico em pacientes com diabetes mellitus tipo 2 e suplementação com vitamina b12 melhora a tolerância à glicose em idosos. A deficiência em vitamina b12 está associada com o aumento da resistência à insulina em mulheres grávidas e com a obesidade em adolescentes. Além disso, essas vitaminas ativam o AMPK (Proteína Quinase Ativada por Monofosfato de Adenosina), melhora os níveis de adiponectina e leptina e promovem diminuição dos níveis de homocisteína, das citocinas pró-inflamatórias e do estresse oxidativo.
Estudos têm demostrado que a suplementação de vitamina k2 pode ser uma apropriada estratégia para o controle glicêmico de pacientes com diabetes quando comparado com vitamina k1. Os possíveis mecanismos dessa vitamina envolvidos no controle glicêmico são: elevação dos níveis de adiponectina, inativação do NF-kB (fator nuclear kappa B), regulação da gliconeogênese e aumento da expressão dos genes das sirtuínas.
Resultados
Estudo conduzido por Satapathy et al. (2020) teve como objetivo investigar e comparar os efeitos da adição de ácido fólico e vitamina b12 no controle glicêmico, na resistência à insulina e no perfil lipídico de pacientes com diabetes mellitus tipo 2. Os resultados obtidos foram;
Ø Os grupos 2 e 3 também melhoraram de maneira significativa os
níveis plasmáticos de insulina, houve aumento da sensibilidade à insulina e
aumento dos níveis séricos de adiponectina quando comparado com o grupo 4;
Ø Não foram observadas alterações significativas no perfil lipídico.
Conclusão
Referências bibliográficas
SATAPATHY, S. et al.
B12 supplementation in subjects with type 2 diabetes
mellitus: A multi-arm randomized controlled clinical Folic acid and vitamin
trial. Complement Ther Med. 2020
Sep;53:102526. doi: 10.1016/j.ctim.2020.102526. Epub 2020 Jul 22.
09 de maio de 2025
05 de maio de 2025
25 de abril de 2025
17 de abril de 2025
09 de abril de 2025
02 de abril de 2025
Hi-Nutrition 2025 Todos os direitos reservados.