
28 de fevereiro de 2022
|
Hi-Nutrition
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) pode ser caracterizada como uma condição de hipersensibilidade visceral (levando a desconforto ou dor abdominal) e distúrbios motores gastrointestinais (levando a diarreia ou constipação). Dependendo do padrão de fezes, SII foi distinguido em IBS predominante de constipação (IBS-C), IBS predominante de diarreia (IBSD) e IBS misto (IBS-M) alternando constipação e diarreia.
Apesar da alta prevalência dessa patologia, sua patogênese permanece desconhecida, porém diferentes mecanismos foram implicados na sua etiologia, como: motilidade gastrointestinal alterada, disfunção do eixe cérebro-intestino, inflamação intestinal e distúrbios da microbiota intestinal, hipersensibilidade visceral e até mesmo distúrbio da barreira intestinal.
Mecanismo de Ação do Saccharomyces cerevisiae
Secreta numerosas enzimas sacarolíticas que podem auxiliar a microbiota intestinal na geração de ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs) e álcoois que são conhecidos por exercer um efeito procinético no intestino delgado; Exerce efeitos analgésicos no intestino por meio da ativação local do PPARa (receptor alfa ativado por proliferador de peroxissoma); Reduz a inflamação intestinal diminuindo a sobrevivência de E. coli no jejuno em dez vezes, competindo com nutrientes por E. coli patogênica e produção de substâncias inibidoras de patógenos (proteases e etanol) inibindo os mediadores pró-inflamatórios como IL-6, IL-8, NO e TNF-alfa.
Bowell
Bowell é uma cepa patenteada de Saccharomyces cerevisiae CNCM I-3856 com resultados positivos no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável (SII) e na regulação da motilidade intestinal.
Resultados
Através de um estudo prospectivo, randomizado e controlado por placebo conduzido por Gayathri et al., (2019) foi realizado para avaliar a eficácia e segurança de S. cerevisiae no tratamento da síndrome do intestino irritável (SII).
Os resultados obtidos foram:
Conclusão
O uso de Saccharomyces cerevisiae demonstrou ter uma melhora na dor abdominal e na consistência das fezes devido à sua atividade analgésica e anti-inflamatória em indivíduos com SII.
Referências bibliográficas
Gayathri, R. et al., Efficacy of Saccharomyces cerevisiae CNCM I-3856 as an add-on therapy for irritable bowel syndrome. Int J Colorectal Dis. 2020 Jan;35(1):139-145. doi: 10.1007/s00384-019-03462-4. Epub 2019 Dec 5.
22 de agosto de 2025
08 de julho de 2025
23 de junho de 2025
16 de junho de 2025
16 de maio de 2025
09 de maio de 2025
Hi-Nutrition 2025 Todos os direitos reservados.