
18 de janeiro de 2022
|
Hi-Nutrition
A astaxantina é um caratenoide que pertence à classe das xantofilas e possui capacidade antioxidante e possível papel na redução do risco de algumas doenças. Este caratenoide pode ser encontrado de forma natural em microalgas como Haematococcus pluvialis e na levedura Phaffia rhodozyma, como também em crustáceos e salmão. Sua atividade antioxidante tem demonstrado importante ação na modulação de funções biológicas relacionadas com a peroxidação lipídica, desempenhando efeitos benéficos em doenças crônicas que tenham alterações cardiovasculares, degeneração macular e câncer.
Nos dias atuais há um significativo interesse no potencial de alguns nutrientes no controle da peroxidação lipídica, inflamação induzida pelo diabetes e na modulação dos microsRNAs (responsáveis por regular a expressão gênica por meio da degradação pós-transcricional do RNA mensageiro ou inibição translacional da síntese proteica). Estudos clínicos demonstraram nas últimas décadas os efeitos benéficos da astaxantina no tratamento e prevenção de algumas alterações metabólicas, como o diabetes. Os microRNAs têm se mostrado marcadores promissores, para o monitoramento da patogênese e progressão da diabetes.
Resultados
Estudo conduzido por Shokri-Mashhadi et al. (2021) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de astaxantina nos níveis circulantes de malondialdeído (MDA) e interleucina-6 (IL-6). Também foram avaliados a taxa de expressão de miR-146a e miRNA-126 nos pacientes com diabetes tipo 2.
Como resultado, foi observado que as pessoas suplementadas com Astaxantina, pode reduzir os níveis plasmáticos de MDA (malondialdeído) e IL-6 (p<0,05) e diminui a expressão de miRNA-146a (P<0,05). Estudos prévios têm demonstrado uma maior expressão de alguns microRNAs, tais como o miRNA-146a, em pacientes diabéticos. Essa maior expressão pode estar relacionada com um declínio na liberação da insulina ou um aumento da poptose das células ß-pancreáticas.
Conclusão
A suplementação de astaxantina pode ser benéfica na redução de fatores relacionados com o estresse oxidativo (MDA) e inflamação (IL-6). E também promove diminuição da expressão de miRNA-146a.
Referência Bibliográfica
SHOKRI-MASHHADI, N. et al. The antioxidant and anti-inflammatory effects of astaxanthin supplementation on the expression of miR-146a and miR-126 in patients with type 2 diabetes mellitus: A randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. Int J Clin Pract. 2021 Jan 14;e14022. doi: 10.1111/ijcp.14022. Online ahead of print.
22 de agosto de 2025
08 de julho de 2025
23 de junho de 2025
16 de junho de 2025
16 de maio de 2025
09 de maio de 2025
Hi-Nutrition 2025 Todos os direitos reservados.