
23 de março de 2022
|
Hi-Nutrition
Introdução
A síndrome do ovário policístico (SOPC) é ??uma endocrinopatia comum entre mulheres em idade reprodutiva. Esta síndrome é caracterizada por excesso de androgênio, oligo ou anovulação crônica e ovários policísticos aumentados, afetando cerca de 8–13% da população feminina em todo o mundo.
Além das características principais, a síndrome pode ser acompanhada por obesidade, resistência à insulina (RI), diabetes mellitus tipo 2 (DM2), infertilidade, aumento da ansiedade e medo de complicações de saúde de longo prazo, juntamente com outras doenças mentais e depressão.
Acetil-L-Carnitina
É um Estereoisômero biológico ativo de 3-carboxi-2-acetiloxi N, N, N-trimetil-1-propanamínio. A acetil-L-carnitina é responsável por facilitar o transporte de ácidos graxos livres do citosol da célula para a mitocôndria para a beta-oxidação e produção de energia.
Há um grande efeito no metabolismo da glicose, estresse oxidativo, estabilização de organelas, produção de energia e também protege a célula contra a apoptose.
Foi relatado que mulheres magras com SOPC possuem baixos níveis de carnitina, que está principalmente associado a hiperandrogenemia e resistência à insulina.
A carnitina é abundante no hipotálamo, onde afeta a atividade neuronal do eixo hipotálamo-hipófise-gonadal (HPG) e desempenha um papel essencial na reprodução feminina, a mesma também melhora a capacidade do oócito de queimar gorduras e produzir energia de uma maneira mais eficiente, evitando assim a falha do oócito em amadurecer adequadamente, o que pode resultar em desarranjos metabólicos e endócrinos na SOPC.
Além disso, é relatado que a suplementação de acetil-L-carnitina melhora os sinais e sintomas associados à SOPC.
Resultados
Através de um estudo responsável por avaliar a eficácia do tratamento com acetil-L-carnitina e metformina associado a pioglitazona nos parâmetros metabólicos, endócrinos e medidas objetivas e subjetivas de estresse em mulheres com SOPC, foram obtidos os seguintes resultados:
Conclusão
A adição de acetil-L-carnitina é superior a metformina mais pioglitazona na melhoria da resistência à insulina, ovários policísticos, irregularidades menstruais e hipoadiponectinemia em mulheres com SOPC.
Referências Bibliográficas
TAUQIR, S.; ISRAR, M.; RAUF, B.; MALIK, M. O. et al. Acetyl-L-Carnitine Ameliorates Metabolic and Endocrine Alterations in Women with PCOS: A Double-Blind Randomized Clinical Trial. Adv Ther, 38, n. 7, p. 3842-3856, Jul 2021.
22 de agosto de 2025
08 de julho de 2025
23 de junho de 2025
16 de junho de 2025
16 de maio de 2025
09 de maio de 2025
Hi-Nutrition 2025 Todos os direitos reservados.