Açaí engorda? Aliado ou vilão na hora de reduzir o peso?

por Nutrição em Pauta / 11 Fevereiro 2019 / Notícias do Mercado
É originário da mata nativa da Amazônia, sendo considerado um dos alimentos mais nutritivos. Excelente fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de um grande poder antioxidante. Sendo o açaí riquíssimo em vitaminas e minerais o que torna ele calórico? 
Chegou o verão, e com esse calorão que vem junto nada melhor que comer algo gelado e refrescante. Então que tal um açaí?!

O açaí é uma palmeira que produz um fruto na cor roxa, onde é muito utilizado na confecção de refrescos. É originário da mata nativa da Amazônia, sendo considerado um dos alimentos mais nutritivos. O açaí é rico em vitamina E, ferro, fibras, fósforo, minerais, cálcio e potássio, que, dentre outras propriedades, ajudam a combater os radicais livres. Contém vitamina B1 e um teor elevado de antocianinas, que possui poder antioxidante e que é responsável pela coloração da fruta.

Sendo o açaí riquíssimo em vitaminas e minerais o que torna ele calórico?
O que o torna calórico é o xarope de guaraná e granola que acrescentam , contribuindo assim para o ganho de peso. Tome cuidado com os açaís comprados por aí, pois alguns deles vêm lotados de açúcar, xaropes e alguns até com leite condensado. O açaí acaba se tornado uma bomba calórica. 

É importante não exagerar nas quantidades, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias.

Fonte
Dra. Aline de Andrade - Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, mestre em Ciências da Saúde na UFCSPA..
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