Efeitos da Kaempferia Parviflora no Exercício Físico em Jogadores de Futebol.

por INSTITUTO HI-NUTRITION / 9 Fevereiro 2018 / Notícias do Mercado

Introdução

As habilidades técnicas e táticas do futebol são altamente dependentes da condição física do jogador. Os atletas precisam exibir simultaneamente endurance aeróbico, velocidade, flexibilidade, agilidade e força durante sua prática. Desta forma, é importante integrar princípios científicos teóricos no planejamento e execução de regimes de treinamento.

O treinamento físico induz as adaptações que melhoram a capacidade subsequente ao exercício e reduzem a fadiga. A melhor adaptação às demandas de estímulos de treinamento repetido requer ingestão suficiente de nutrientes para sustentar as reservas de energia muscular. No futebol, o treinamento em nível de elite impõe o estresse sobre os sistemas fisiológicos para melhorar vários componentes de aptidão física.

Estudos anteriores mostraram que as intervenções nutricionais nos jogadores de futebol influenciaram o resultado dos jogos, reduzindo os atributos prejudiciais da fadiga e induzindo uma utilização ótima das habilidades físicas e táticas dos jogadores.

As intervenções nutricionais para treino físico no futebol incluem alimentos e suplementos. Devido à atividade de alta intensidade envolvida, o desempenho do futebol requer um alto gasto de energia com uma forte dependência de carboidratos como fonte de energia. Outros componentes de alimentos, como as vitaminas E e D, folato, cálcio, magnésio, zinco, vitamina A e ferro, também mostraram influenciar o desempenho do futebol.

A Kaempferia Parviflora é uma planta da família Zingiberaceae composta por numerosos flavonoides com propriedades antioxidantes, neuroprotetores, além de promover melhora da cognição. Na função endotelial a Kaempferia parviflora estimula o aumento do nitrogênio endotelial, síntese de óxido nítrico sintase (eNOS) e melhora o vasorelaxamento. Estes benefícios da Kaempferia parviflora podem atuar na performance de forma similar aos efeitos vasodilatadores dos ginsenosídeos extraídos do ginseng e através das vias de sinalização de óxido nítrico.

Objetivo do Estudo

Este estudo conduzido por Promthep et al. (2015) teve como objetivo determinar os efeitos da Kaempferia parviflora sobre a aptidão física. Para isso, 60 jogadores de futebol treinados rotineiramente foram randomizados em dois grupos para receberem durante 12 semanas Kaempferia parviflora 180 mg ao dia ou placebo. Foram utilizados 6 testes de aptidão física, sendo eles Teste de Sentar e Alcançar, Teste de Força de Preensão Manual, Teste de Força de Costas e Pernas, Teste Técnico de 40 Jardas, Teste de Corrida de 50 metros e Teste de Aptidão Cardiorrespiratória (VO2max). Esses testes foram realizados a cada 4 semanas ao longo do período de 12 semanas.

Resultados

Após o tratamento com K. parviflora houve aumento significativo do desempenho no Teste de Força de Preensão da Mão Direita nas semanas 4, 8, e 12 e no Teste de Força de Preensão da Mão Esquerda na semana 8 em relação ao grupo placebo. Em comparação ao grupo placebo, o grupo 1 apresentou maior tendência ao aumento da força muscular. Nenhum dos participantes do estudo apresentou efeitos adversos.

Conclusão

A suplementação com Kaempferia Parviflora possui potencial para aumentar a força muscular e pode melhorar a capacidade aeróbica, que são componentes importantes da aptidão física em jogadores de futebol.

Referência 

Promthep K1, Eungpinichpong W2, Sripanidkulchai B3, Chatchawan U2. Effect of Kaempferia parviflora Extract on Physical Fitness of Soccer Players: A Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Trial. Med Sci Monit Basic Res. 2015 May 6;21:100-8. doi: 10.12659/MSMBR.894301.

Receba este e outros estudos direto no seu e-mail.
Preencha o Formulário e Fique Sempre Atualizado!

TOP