Baixas Doses de Vitamina D a Curto Prazo Melhoram o Controle da Asma Infantil

por Improved Control of Childhood Asthma with Low-Dose, Short-Term Vitamin D Supplementation: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial / 6 Outrubro 2017 / Estudo Científico
A resistência ou insensibilidade aos glicocorticoides é a maior barreira no tratamento de várias doenças inflamatórias comuns, incluindo a asma. O uso de vitamina D para restaurar a resposta da interleucina-10 foi implícito como um mecanismo para controlar a asma resistente a glicocorticoides, podendo também ser promissor na prevenção primária da asma e na redução das exacerbações da doença.
Em estudos prévios que avaliavam o uso de vitamina D na prevenção de influenza em crianças, na qual mais da metade tinha asma, foi observada uma redução da frequência dos ataques de asma após a suplementação em comparação com o placebo. 

Objetivo do Estudo

Tachimoto et al.(2016) e colaboradores conduziram um estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado com o objetivo de avaliar se a suplementação a curto prazo com baixas doses de vitamina D, em adição ao tratamento padrão melhora o controle da asma infantil.
 Para isso, 89 crianças com asma receberam 800 UI/dia de vitamina D3 ou placebo durante 2 meses. Os parâmetros avaliados foram a frequência e a gravidade da asma determinados pelas alterações dos níveis de controle da asma definidos pela Iniciativa Global para Asma (GINA). 

Resultados

Aos 2 meses, o controle de asma GINA foi significativamente melhorado no grupo que recebeu vitamina D em comparação com o grupo que recebeu placebo (P=0,015). O teste de controle de asma na infância (CACT) obteve um resultado secundário onde os resultados também foram significativamente melhores no grupo da vitamina D (P=0,004), em comparação com o grupo placebo aos 2 meses e manteve diferenças significativas aos 6 meses (P=0,012). A proporção de pacientes com uma taxa de pico de fluxo expiratório <80% do previsto foi significativamente menor no grupo da vitamina D (8/54: 15%) do que no grupo placebo (12/35: 34%) aos 6 meses (P=0,032). 
Conclusão
Os pesquisadores concluíram que baixas doses de vitamina a curto prazo em adição ao tratamento padrão, podem melhorar os níveis de controle da asma em crianças em idade escolar.

*Ao entrar em contato você esta de acordo com nossas políticas de privacidade.
O Hi-Nutrition solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes do curso desejado, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

TOP