Estudo premium

Suplementação com Probióticos em Mulheres com SOPC

31 de maio de 2024

|

Hi-Nutrition

Melhora o Perfil Lipídico, os Níveis de Glicose e o IMC

A síndrome dos ovários policísticos (SOPC) representa a desordem endócrina mais comum em mulheres em idade reprodutiva, sendo primariamente caracterizada por hiperandrogenismo e disfunção ovulatória.

 

Suplementação para Modulação do Microbioma em Mulheres com SOPC

Foi hipotetizado que a promoção da expansão de bactérias benéficas por meio de suplementos de probióticos/prebióticos/simbióticos pode melhorar os distúrbios metabólicos associados com a SOPC, embora isso ainda não tenha sido totalmente elucidado.

 

Evidências indicam que alterações diversas na composição do microbioma intestinal podem desempenhar um papel fundamental na progressão da obesidade e de outras doenças como a SOPC.

 

Probióticos

Podem contribuir para o gerenciamento da obesidade e suas complicações por influenciar a função e abundância da microbiota intestinal.

 

Prebióticos

Podem melhorar a proliferação de probióticos, resultando em alterações sustentáveis no microbioma humano.

 

Resultados

Estudo conduzido por Darvishi et al. (2021) teve como objetivo avaliar os efeitos de uma suplementação simbiótica nos níveis séricos de glicose, no perfil lipídico e nos níveis de apelina em mulheres com a síndrome dos ovários policísticos (SOPC). Os resultados obtidos foram:

 

Ø  A suplementação simbiótica reduziu de maneira significativa os níveis de glicose em jejum (p=0,02), insulina (p=0,001), HOMA-IR (homeostatic model assessment for insulin resistance) (p=0,001), IMC (p=0,02), circunferência da cintura (p=0,01), circunferência do quadril (p=0,02) e a relação cintura/altura (p=0,02) quando comparado com o placebo;

Ø  A suplementação também aumentou de maneira significativa os níveis de HDL-colesterol após tratamento (p=0,02) quando comparado com o placebo;

Ø  Não foram observadas diferenças significativas nos níveis de colesterol total, triglicerídeos, LDL-colesterol e níveis de apelina entre os dois grupos.

 

Conclusão

A suplementação simbiótica melhorou os parâmetros glicêmicos, perfil lipídico e o IMC em mulheres obesas ou sobrepesadas com SOPC. Não foram observadas diferenças significativas nos níveis de apelina.

 

Referências bibliográficas

DARVISH, S. et al. Synbiotic Supplementation Improves Metabolic Factors and Obesity Values in Women with Polycystic Ovary Syndrome Independent of Affecting Apelin Levels: A Randomized Double-Blind Placebo - Controlled Clinical Trial. Int J Fertil Steril. 2021 Jan;15(1):51-59. doi: 10.22074/ijfs.2021.6186. Epub 2021 Jan 19.

Hi-Nutrition 2025 Todos os direitos reservados.