Estudo premium

Opção Fitoterápica no Gerenciamento da Osteoartrite

03 de fevereiro de 2025

|

Hi-Nutrition

Apresenta Significativa Ação Anti-Inflamatória e Diminui os Sintomas Associados com essa Patologia

A osteoartrite (OA) é uma doença articular muito prevalente entre indivíduos com mais de 65 anos de idade. Vários estudos demonstram que essa patologia vem aumentando ao longo das décadas, principalmente devido ao aumento da expectativa de vida.

 

Ácido 3-Acetil-11-Ceto-Boswellico (AKBA) – Potente Atividade Anti-Inflamatória

Nos últimos anos, o extrato da Boswellia serrata ganhou atenção devido a sua potente ação anti-inflamatória e analgésica. O ácido 3-acetil-11-ceto-boswellico (AKBA) é o composto mais ativo presente no extrato da B. serrata, além disso, é um potente inibidor da 5-lipoxigenase (5-LOX), uma enzima chave da biossíntese de leucotrienos, derivada do ácido araquidônico durante a cascata inflamatória.

O AKBA é um componente estudado há séculos devido suas propriedades anti-inflamatórias. No entanto, os estudos indicam uma má absorção após sua administração oral, e baixa biodisponibilidade, o que limita sua eficácia.

Move® - Composto Derivado da B. serrata, Padronizado e Patenteado, Contendo no Mínimo 20% de AKBA 

Move® é um composto derivado da Boswellia serrata que apresenta alta biodisponibilidade de AKBA quando comparado com outras formas de B. serrata biodisponíveis. Esse fitoterápico vem sendo estudado principalmente no manejo da osteoartrite.

 

ESTUDO

Estudo publicado no periódico internacional Journal of the American Nutrition Association teve como objetivo avaliar a eficácia de um complexo fitoterápico constituído de Boswellia serrata (padronizado em 20% de AKBA) na diminuição dos sintomas da osteoartrite do joelho.

 

Todos os pacientes foram avaliados para dor e função física usando as seguintes ferramentas: escala analógica visual (VAS), índice funcional de Lequesne (LFI) e o Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index (WOMAC) na linha base e nos dias 5 e 30 após o início da terapia. Também foram avaliados biomarcadores inflamatórios e de cartilagem como: metaloproteinases de matriz-3 (MMP-3), TNF-a, proteína C-reativa de alta sensibilidade (PCR-as), clivagem do colágeno tipo II (C2C).

 

Resultados:

  •  Sessenta e sete indivíduos completaram o estudo;
  • O complexo fitoterápico de B. serrata conferiu melhorias significativas nos escores de dor já em cinco dias de tratamento;
  • Também foram demonstradas reduções significativas do VAS, dor, rigidez, função articular prejudicada e pontuações totais do WOMAC no grupo 1 em 45%, 40,9%, 44,4%, 66,3%, 44,4% e 48%, respectivamente;
  • A suplementação fitoterápica do grupo 1 também reduziu a circulação de MMP-3, TNFa, PCR-as e C2C.

 

Conclusão:

Esse estudo demonstrou que a B. serrata (padronizada em 20% de AKBA) foi clinicamente eficaz, com ação rápida e segura no manejo da osteoartrite. Não foram observados efeitos adversos significativos.

 

 

Vasu Karlapudi, Krishna Bhagavan Sunkara, Purna Rajeswari Konda, Kadainti V. Sarma & Meher Prasanna Rokkam (2022) Efficacy and Safety of Aflapin®, a Novel Boswellia Serrata Extract, in the Treatment of Osteoarthritis of the Knee: A Short-Term 30-Day Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Study, Journal of the American Nutrition Association, DOI: 10.1080/07315724.2021.2014370

Hi-Nutrition 2025 Todos os direitos reservados.