Estudo premium

Melhora do Perfil Lipídico e Fatores de Risco Metabólicos na Obesidade Taurina Associada à Dieta é Mais Eficaz Comparado à Apenas Dieta

04 de setembro de 2023

|

Hi-Nutrition

Melhora do Perfil Lipídico e Fatores de Risco Metabólicos na Obesidade Taurina Associada à Dieta é Mais Eficaz Comparado à Apenas Dieta

Melhora do Perfil Lipídico e Fatores de Risco Metabólicos na Obesidade

Taurina Associada à Dieta é Mais Eficaz Comparado à Apenas Dieta


Introdução

Obesidade é uma desordem metabólica com uma taxa de incidência cada vez mais alta em todo o mundo, associada com níveis anormais de perfil lipídico, índice glicêmico e fatores inflamatórios derivados do tecido adiposo, que são induzidos pela resistência à insulina.

Os adipócitos expandidos desencadeiam a imigração de macrófagos no tecido adiposo branco pela liberação de proteína quimioatraente de monócitos 1 (MCP1) e resistência à insulina.

Embora o tecido adiposo seja um tecido de armazenamento de gordura, tem um papel importante na secreção de adipocinas e fatores pró-inflamatórios, como um tecido endócrino.

 

Taurina

A taurina (ácido 2-aminoetanossulfônico), como uma não proteína endógena e um aminoácido sulfúrico, inclui 0,1% do peso corporal e pode ser sintetizada a partir de cisteína ou metionina. Dietas especiais podem fornecer ao corpo pequenas quantidades de Taurina.

 

A taurina pode influenciar diretamente o tecido adiposo:

1.     Impactando o gasto de energia, aumentando a expressão de genes do receptor ativado por proliferados de peroxissoma (PPAR)-a, PPAR-y e proteína coativadora de PPAR-y (PGC)-1a;

2.     Reduzindo macrófagos M1 (liberam espécies reativas de oxigênio (EROs) e fatores pró-inflamatórios) e aumentando macrófagos M2 (contribuem para redução da lipotoxicidade);

3.     Através do ácido sulfônico, um aminoácido anti-inflamatório natural.

 

  • De acordo com alguns estudos clínicos e experimentais, a resistência à insulina e excesso de peso corporal estão associados com uma redução nos níveis séricos de taurina. 

  • Algumas evidências baseadas em animais mostraram que a taurina influencia o escurecimento do tecido adiposo branco (WAT).

 

Resultados

Esse estudo duplo-cego, de grupos paralelos e randomizado teve como objetivo avaliar a suplementação de taurina e uma dieta para perda de peso na composição corporal e índices bioquímicos em mulheres obesas. Os resultados obtidos foram:

  • Após a intervenção, os valores médios de colesterol total, lipoproteína de baixa densidade (LDL), leptina, adiponectina total e proteína C reativa de alta sensibilidade (PCR-as) diminuíram significativamente no grupo 1 comparado ao placebo;

  • Não foram observadas alterações significativas na lipoproteína de alta densidade (HDL), parâmetros antropométricos, índice glicêmico e enzimas hepáticas entre os dois grupos.

 

Conclusão

Os resultados demonstraram que a suplementação de taurina associada com dieta para perda de peso pode ser mais eficaz na melhora do perfil lipídico e fatores de risco metabólico comparado com apenas a dieta.

 

Referências bibliográficas

HAIDARI, F.; ASADI, M.; MOHAMMADI-ASL, J.; AHMADI-ANGALI, K. Effect of weight-loss diet combined with taurine supplementation on body composition and some biochemical markers in obese women: a randomized clinical trial. Amino Acids, Jul 21 2020.

 

 

Hi-Nutrition 2025 Todos os direitos reservados.