Salacia chinensis - Promove a Supressão Dependente da Dose de Hiperglicemia Pós-prandial e Melhora os Parâmetros de Glicose no Sangue

por Hi-Nutrition / 21 Junho 2024 / Estudo Científico

Salacia é um gênero de plantas amplamente distribuído na região do sudeste asiático. Os extratos de caule e raiz dessas plantas têm sido tradicionalmente usados ​​por via oral pelos nativos asiaticos para o tratamento e prevenção do diabetes mellitus.

Mecanismos da Salacia

Estudos recentes in vitro e in vivo da Salacia demonstraram evidências de suporte, incluindo a atividade inibitória da a-glucosidase e um efeito supressor da hiperglicemia pós-prandial.

Em contraste, os resultados dos estudos epidemiológicos sugeriram que o controle apropriado do aumento pós-prandial da glicose no sangue é extremamente importante para a prevenção de doenças relacionadas ao estilo de vida, como diabetes mellitus, hipertensão e doenças cardiovasculares

Portanto, a supressão contínua mediada por Salacia de aumentos pós-prandiais de glicose no sangue pode ajudar a melhorar os indicadores de controle glicêmico de longo prazo, incluindo hemoglobina A1c (HbA1c ), que por sua vez poderia prevenir o aparecimento e progressão do diabetes mellitus e complicações associadas e outras doenças metabólicas.

Para verificar a eficácia da Salacia em humanos, avaliaram o efeito de supressão da hiperglicemia pós-prandial do caule de S. chinensis, uma das espécies de Salacia, em indivíduos humanos predominantemente com diabetes limítrofe.

Ø  Os resultados mostraram um efeito inibitório do extrato no aumento dos níveis de glicose e insulina no sangue pós-prandial, provavelmente devido à inibição da absorção de glicose por meio da inibição da a-glucosidase

Resultados

Dois ensaios clínicos randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo foram conduzidos para avaliar a eficácia do extrato de Salacia chinensis. Os resultados encontrados nesses dois estudos foram:

ü  No estudo 1, a Salacia induziu a supressão dependente da dose significativa de glicose no sangue pós-prandial, insulina e sua área incremental sob os valores da curva. A dose de 600 mg pareceu ter o efeito mais significativo;

ü  No estudo 2, a Salacia melhorou significativamente vários parâmetros relacionados à glicose no sangue, como hemoglobina A1c e tolerância à glicose após o desafio de glicose.

Conclusão

Os resultados do presente estudo sugerem que o extrato de S. chinensis pode ter efeitos benéficos em pacientes com diabetes.

Referências bibliográficas

KOBAYASHI, M. et al. Dose-Dependent Suppression of Postprandial Hyperglycemia and Improvement of Blood Glucose Parameters by Salacia chinensis Extract: Two Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Studies. J Med Food. 2021 Jan;24(1):10-17. doi: 10.1089/jmf.2020.4751. Epub 2020 Dec 23.

Receba este e outros estudos direto no seu e-mail.
Preencha o Formulário e Fique Sempre Atualizado!

*Ao entrar em contato você esta de acordo com nossas políticas de privacidade.
O Hi-Nutrition solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes do curso desejado, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

*Ao entrar em contato você esta de acordo com nossas políticas de privacidade.
O Hi-Nutrition solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes do curso desejado, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.

TOP