Vitamina D Auxilia no Tratamento da Tireoidite de Hashimoto

por Hi-Nutrition / 22 Abril 2019 / Estudo Científico

A tireoidite de Hashimoto é considerada o distúrbio autoimune mais frequente nos Estados Unidos, a doença tireoidiana mais comum nas regiões repletas de iodo do mundo, bem como a causa mais frequente de hipofunção tireoidiana. Sua incidência é de aproximadamente entre 0,3 e 1,5 casos por 1.000 pessoas por ano, enquanto em mulheres a prevalência pode ser superior a 2%.


Durante os últimos anos, um aumento acentuado na patologia tireoidiana ocorreu em diversos países, devido a vários fatores, como sexo, idade e a genética. Fatores ambientais, como acidentes radioativos, poluição e outras doenças iatrogênicas também contribuem para a desordem (Nordio e Basciani, 2017).


Evidencias cientificas demonstraram que pacientes com doença autoimune da tireoide tinham níveis mais baixos de Vitamina D. Além disso, mostraram que os polimorfismos do receptor da vitamina D pode tornar os pacientes mais propensos ao desenvolvimento da tireoidite de Hashimoto e que a levotiroxina exógena em si diminuiu os títulos de anticorpos da tireoide em pacientes com tireoidite de Hashimoto.


Ademais, a suplementação de vitamina D reduziu os níveis de anticorpos tireoidianos em mulheres com tireoidite pós-parto e deficiência ou insuficiência de vitamina D que já recebiam tratamento com levotiroxina.


Objetivo do Estudo


Um estudo conduzido por Krysiak et al. (2017) teve como objetivo investigar se a suplementação de vitamina D aumenta o efeito da levotiroxina sobre os níveis de anticorpos da tireoide em mulheres com tireoidite de Hashimoto e níveis séricos de 25-hidroxivitamina D dentro do intervalo de referência. Para isso, 34 mulheres com Tireoidite de Hashimoto e níveis normais de Vitamina D foram divididas em 2 grupos e receberam: Grupo 1, Vitamina D 2000 UI / dia; Grupo 2, placebo.


Resultados


Os níveis de 25-hidroxivitamina D se correlacionaram inversamente com os níveis de anticorpos tireoidianos; A vitamina D aumentou os níveis séricos de 25-hidroxivitamina D, bem como reduziu os níveis de anticorpos da tireoide. Este efeito foi mais pronunciado para a peroxidase da tireoide do que para os anticorpos da tireoglobulina e correlacionado com seus níveis basais.


Conclusão

Os autores concluíram que as preparações de vitamina D podem reduzir a autoimunidade tireoidiana em mulheres tratadas com levotiroxina, com tireoidite de Hashimoto e estado normal de vitamina D.


Referências

Krysiak, R., Szkróbka, W., Okopién, B. The Effect of Vitamin D on Thyroid Autoimmunity in Levothyroxine-Treated Woman with Hashimoto’s Thyroiditis and Normal Vitamin D Status. Exp Clin Endocrinol Diabetes. 2017 Apr;125(4):229-233. doi: 10.1055/s-0042-123038. Epub 2017 Jan 10.

Nordio M, Basciani S. Treatment with Myo-Inositol and Selenium Ensures Euthyroidism in Patients with Autoimmune Thyroiditis. Int J Endocrinol. 2017;2017:2549491. doi: 10.1155/2017/2549491. Epub 2017 Feb 15.


Receba este e outros estudos direto no seu e-mail.
Preencha o Formulário e Fique Sempre Atualizado!

Não se prepocupe, seus dados serão mantidos em sigilo.

TOP