Suplementação de Nutrientes em Pacientes Idosos com Declínio Cognitivo

por Hi-Nutrition / 16 Abril 2019 / Estudo Científico

Entende-se por função cognitiva ou sistema funcional cognitivo as fases do processo de informação, como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas. Além disso, o funcionamento psicomotor (tempo de reação, tempo de movimento, velocidade de desempenho) tem sido frequentemente incluído neste conceito.


A suplementação nutracêutica auxilia na diminuição do declínio cognitivo em pacientes idosos. 


Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Bolonha na Itália avaliou o uso de uma suplementação contendo Bacopa monieri, L-teanina, Crocus sativus, cobre, ácido fólico, vitaminas do complexo B vitamina D3 na função cognitiva em pacientes idosos.


A B. monieri tem sido usada por séculos como um neurotônico, sedativo, antiepilético e aumentador da memória. Contém em sua composição vários ativos fitoquímicos como, os bacosídeos A e B, alcaloides e saponinas. Apresenta ação anti-inflamatória, antioxidante, quelante de metais e ação colinérgica. 


A L-teanina é o maior aminoácido encontrado no Green tea capaz de aumentar a função cognitiva e tem um efeito positivo no relaxamento, status emocional e qualidade do sono. É bem sabido que a L-teanina pode facilitar os processos mais duradouros responsáveis pela atenção ao desempenhar uma tarefa mais complicada. Talvez seu mecanismo de ação seja baseado no aumento dos níveis de serotonina, dopamina e GABA no cérebro. Os efeitos anti estresse da L-teanina estão associados com a inibição da excitação neuro cortical.

O Crocus sativus apresenta como principais componentes o saffron e a crocina que apresentam efeitos antidepressivos, anti-inflamatórios. Esses constituintes também agem no aprendizado e na memória. A crocina antagoniza o déficit cognitivo causado por agentes neurotóxicos como a estreptozocina e pode ser considerado um potencial tratamento para desordens neurodegenerativas. O mecanismo de ação da crocina esta baseado na inibição da atividade da aceti-colinesterase e também nas suas propriedades antioxidantes.


O ácido fólico, cobre e outras vitaminas são essenciais no desenvolvimento das atividades do sistema nervoso central. A deficiência destes nutrientes pode estar relacionada com desordens neurológicas como, declínio cognitivo, demência e Alzheimer. A deficiência de folatos pode afetar o metabolismo central das monoaminas o que poderia piorar quadros de depressão. As vitaminas do complexo B, os fosfolipídios e os micronutrientes são efetivos, como cofatores, para o aumento de precursores das membranas nervosas e das sinapses. 

Objetivo do Estudo


Pesquisadores conduziram um estudo que teve como objetivo avaliar os efeitos de um associação de nutracêuticos na função cognitiva em pacientes idosos. Assim, 30 indivíduos (média de idade de 66 anos) participaram deste estudo clínico, duplo-cego, cruzado e placebo-controlado. Os voluntários do estudo apresentavam níveis basais dos escores do Mini-Mental State Examination (MMSE) entre 20 e 27 e autopercepção de declínio cognitivo. Os pacientes foram divididos em dois grupos para receberem a suplementação associada de Bacopa monieri 320 mg, L-teanina 100 mg, Crocus sativus 30 mg, Vitamina B6 9,5 mg, Biotina 450 mcg, Ácido fólico 400 mcg, Vitamina B12 33 mcg, Vitamina D 25 mcg e Cobre 2 mg (Grupo 1) ou placebo (Grupo 2).


Foram avaliados nos pacientes os escores do MMSE, do Perceived Stress Questionnaire (PSQ) e do Self-Rating Depression Scale (SRDS). 

Resultados:


• Os escores do MMSE e PSQ melhoraram de maneira significativa no grupo tratamento quando comparado com a linha base e com o grupo placebo;

• Ambos os grupos mostraram melhoras significativas nos escores do SRDS.


Conclusão

Após o período de análise houve uma melhora significativa nos testes que medem a função cognitiva (PSQ, MMSE e SRDS) nos pacientes tratados com a combinação nutracêutica.



Referências Bibliográficas 


CICERO, A. F.  et al. Short-Term Impact of a Combined Nutraceutical on Cognitive Function, Perceived Stress and Depression in Young Elderly with Cognitive Impairment: A Pilot, Double-Blind, Randomized Clinical Trial. J Prev Alzheimers Dis, v. 4, n. 1, p. 12-15,  2017. ISSN 2274-5807.  




Receba este e outros estudos direto no seu e-mail.
Preencha o Formulário e Fique Sempre Atualizado!

Não se prepocupe, seus dados serão mantidos em sigilo.

TOP