BCAA na Insuficiência Cardíaca

por Hi-Nutrition / 20 Março 2019 / Estudo Científico

A albumina sérica é necessária não apenas para manter a pressão oncótica coloide intravascular, mas também para liberar eficientemente a diurese de alça em seu local de destino. Por essas razões, a hipoalbuminemia exacerba o edema e congestão, além de estar associada a desfechos clínicos ruins em pacientes com IC aguda e crônica.

A suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), que consiste em valina, leucina e isoleucina, já foi usada em pacientes com cirrose hepática avançada e proporciona benefícios, melhorando o perfil de aminoácidos séricos e aumentando as concentrações de albumina. A suplementação de BCAA também é benéfica para pacientes com câncer ou aqueles em hemodiálise, melhorando a perda de apetite. Os BCAAs também demonstraram auxiliar ratos com IC e caquexia cardíaca. No entanto, a eficácia dos BCAAs em pacientes com IC não é clara. A hipótese principal deste estudo é que a intervenção de suplementação de BCAA por hipoalbuminemia pode melhorar os resultados clínicos de pacientes com IC.

 

Objetivo do Estudo

Uchino et al. (2018) conduziram esse estudo randomizado e controlado com o objetivo de determinar os efeitos do BCAA na melhora dos parâmetros clínicos e séricos de indivíduos com insuficiência cardíaca com hipoalbuminemia. Assim, 18 pacientes com idade superior a 20 anos, hospitalizados com albumina sérica <3,5 g/dL e IC descompensada receberam em associação a terapia padrão por 28 dias durante internação ou até alta hospitalar BCAA (Grupo 1) ou Placebo (Grupo 2).

Resultados

ü  A albumina sérica e a colinesterase aumentaram significativamente no grupo 1 enquanto não foram observadas alterações no grupo 2;

ü  O índice cardiotorácico reduziu significativamente no grupo 1 (-2,3%), porém o grupo 2 não apresentou mudanças;

ü  O nitrogênio ureico no sangue aumentou após suplementação com BCAA (9,1 mg/dL) e não alterou no grupo controle.

Conclusão:

Os pesquisadores concluíram que em pacientes com insuficiência cardíaca e hipoalbuminemia a suplementação com BCAA pode aumentar os níveis séricos de albumina e diminuir o índice cardiotorácico.


Referência

Uchino, Y., Watanabe, M., Takata, M., Amiya, E., Tsushima, K., Adachi, T., … Komuro, I. (2018). Effect of Oral Branched-Chain Amino Acids on Serum Albumin Concentration in Heart Failure Patients with Hypoalbuminemia: Results of a Preliminary Study. American Journal of Cardiovascular Drugs, 18(4), 327–332. http://doi.org/10.1007/s40256-018-0269-0

 




Receba este e outros estudos direto no seu e-mail.
Preencha o Formulário e Fique Sempre Atualizado!

Não se prepocupe, seus dados serão mantidos em sigilo.

TOP