Estudo Comprova os Benefícios da Suplementação de Whey Protein na Melhora da Apitidão Física e Alterações no Viroma Intestinal

por HI-NUTRITON / 7 Janeiro 2019 / Estudo Científico

A maioria dos elementos do estilo de vida e ambiente humano influencia a composição ou função do microbioma intestinal. De fato, o microbioma tem sido visto como um transdutor de nutrientes e outros sinais ambientais para o hospedeiro. Portanto, vários pesquisadores começaram a investigar se um estilo de vida sedentário ou, mais especificamente, um estilo de vida que inclui exercício e condicionamento físico está associado a mudanças na microbiota intestinal. Isso foi avaliado em estudos transversais de exercícios habituais e atletas profissionais, além de modelos experimentais.

Evidências de estudos mostram o potencial de manipulação taxonômica da microbiota colônica após intervenções de exercícios, com e sem alterações nutricionais concomitantes. Anteriormente, propusemos vários mecanismos pelos quais o exercício e a adequação resultante podem influenciar diretamente a microbiota intestinal, incluindo efeitos no tempo de trânsito gastrointestinal, um conhecido impulsionador da diversidade de populações microbianas no intestino. Parece que a atividade física iniciada no período juvenil de desenvolvimento demonstra um maior potencial para promover uma microbiota preferencial do que o exercício iniciado na idade adulta.

No entanto, a relação entre o exercício e as alterações no microbioma em seres humanos é agravada por mudanças no consumo alimentar que muitas vezes acompanham a atividade física, por exemplo, o aumento da ingestão de suplementos proteicos.

Com base em trabalhos anteriores, o presente estudo procurou interrogar as correlações entre o microbioma intestinal e os níveis de atividade física e consumo de proteína. Para isso, usando uma combinação de sequenciamento shotgun de próxima geração e análise metabolômica, examinamos prospectivamente o impacto do exercício, com e sem a suplementação de proteína de soro de leite, no microbioma intestinal humano adulto. Relatamos que 8 semanas de treinamento combinado aeróbico e resistido levaram a alterações modestas na composição e atividade do microbioma intestinal de indivíduos sedentários. Os participantes que consomem proteína de soro de leite diariamente experimentaram uma alteração marcante na diversidade do seu viroma intestinal após oito semanas de suplementação oral.

Objetivo do Estudo

Cronin et al. (2018) avaliaram o impacto do exercício, com ou sem a suplementação de whey protein, no microbioma intestinal de adultos. Dessa forma, 90 homens e mulheres com idade entre 18 e 40 anos e IMC entre 22 e 35 kg/m2 foram recrutados e receberam: Grupo 1 Whey protein 30 g ao dia + Exercício Físico. Grupo 2 Exercício Físico. Grupo 3 Whey protein.

Resultados

·         Após o período de intervenção, os grupos 1 e 2 demonstraram melhora significativa e similar na capacidade aeróbica máxima prevista (VO2max);

·         Além disso, a frequência cardíaca de repouso foi significativamente reduzida após o estudo nos grupos 1 e 2 em comparação com o grupo 3;

·         Diferente do grupo 3, os grupos 1 e 2 obtiveram redução significativa na porcentagem de gordura corporal, massa gorda total e do tronco durante o período de intervenção, além de um aumento na massa magra total;

·         Uma tendência mediana de aumento na diversidade bacteriana foi observada nos grupos 1 e 2, enquanto que a diversidade de espécies de vírus foi menor no grupo 1 que no grupo 2.

Conclusão

Em conclusão, esse estudo demonstrou uma interação entre a ingestão de Whey protein e a β-diversidade do viroma intestinal. Além disso, foram observadas alterações na capacidade aeróbica máxima, frequência cardíaca e gordura corporal.

 

Referência

Cronin O#1,2, Barton W#1,2,3, Skuse P3, Penney NC4,5, Garcia-Perez I4, Murphy EF6, Woods T7, Nugent H2, Fanning A1, Melgar S1, Falvey EC2,8, Holmes E4, Cotter PD1,3, O'Sullivan O1,3, Molloy MG1,2, Shanahan F1,2. A Prospective Metagenomic and Metabolomic Analysis of the Impact of Exercise and/or Whey Protein Supplementation on the Gut Microbiome of Sedentary Adults. mSystems. 2018 Apr 24;3(3). pii: e00044-18. doi: 10.1128/mSystems.00044-18. eCollection 2018 May-Jun.

 

Receba este e outros estudos direto no seu e-mail.
Preencha o Formulário e Fique Sempre Atualizado!

Não se prepocupe, seus dados serão mantidos em sigilo.

TOP