Estudo Comprova Eficácia da Suplementação de Canela como Adjuvante na Melhora dos Sintomas Clínicos da Artrite Reumatoide

por HI-NUTRITION / 21 Dezembro 2018 / Estudo Científico
A Artrite Reumatoide (AR) é uma desordem progressiva, crônica e autoimune, caracterizada pela inflamação, dor, inchaço e rigidez matinal em várias articulações do corpo. 
As mulheres são três vezes mais vulneráveis a desenvolver AR. Os fatores que desempenham um papel-chave na patogênese da doença incluem leucócitos e reações de citocinas pró-inflamatórias, como fator de necrose tumoral-α (TNF-α). Além disso, as citocinas aumentam a produção de proteína C reativa pelo fígado, um parâmetro potente indicativo de inflamação sinovial.
Embora os fármacos, como anti-inflamatórios não esteroidais e modificadores da doença reumática, sejam atualmente utilizados para melhorar os sintomas da AR, eles promovem diversos efeitos adversos, o que contribui para a busca de alternativas no tratamento e gerenciamento da AR.

Benefícios da Canela na Artrite Reumatoide 

A canela (Cinnamomum) pode modular a função do sistema imune via regulação da expressão de genes anti e pró-inflamatórios. Seu maior ingrediente ativo, o cinamaldeído, possui efeitos anti-inflamatórios observados em diversos estudos. Além disso, outros componentes como hesperidina e quercetina também demonstraram essa atividade. 
Estudos em animais demonstraram os efeitos da canela e seus polifenóis na redução dos níveis séricos de TNF-α, proteína C reativa e interleucina-6, além de melhorar os sinais clínicos e atividade antioxidante. 

Objetivo

Esse estudo randomizado, duplo-cego e clínico de Shishehbor et al. (2018) teve como objetivo avaliar os efeitos da Canela na atividade da doença, níveis séricos de alguns marcadores inflamatórios e fatores de risco cardiovascular em mulheres com artrite reumatoide. Para isso, 36 mulheres com AR foram randomizados em dois grupos para receberem durante 8 semanas: Grupo 1 Canela 1 g após café da manhã e 1 g após jantar ou Grupo 2 Placebo. A Glicemia em Jejum (GJ), perfil lipídico, enzimas hepáticas, níveis séricos de Proteína C Reativa (PCR), Fator de Necrose Tumoral α (TNF-α), Velocidade de Sedimentação das Hemácias (VSH), pressão sanguínea e sintomas clínicos foram determinados no início e final das 8 semanas.

Resultados

Os níveis séricos de TNF-α diminuíram significativamente no grupo canela ao final do estudo comparado ao início;
Além disso, também houve redução significativa dos níveis de PCR após o tratamento com canela, enquanto um aumento significativo foi observado após o placebo;
Os escores de Disease Activity Score (DAS-28) melhoraram significativamente apenas no grupo 1;
Houve também redução significativa da Visual Analogue Scale (VAS), contagem de articulações frágeis (TJC) e inchaço das articulações (SJC), e pressão sanguínea diastólica comparado ao placebo.
Conclusão
Os pesquisadores concluíram que canela pode melhorar a atividade da doença e marcadores inflamatórios da artrite reumatoide.

Referências Bibliográficas 

Shishehbor F1, Rezaeyan Safar M2, Rajaei E3, Haghighizadeh MH4. Cinnamon Consumption Improves Clinical Symptoms and Inflammatory Markers in Women With Rheumatoid Arthritis. J Am Coll Nutr. 2018 May 3:1-6. doi: 10.1080/07315724.2018.1460733. [Epub ahead of print]
Receba este e outros estudos direto no seu e-mail.
Preencha o Formulário e Fique Sempre Atualizado!

Não se prepocupe, seus dados serão mantidos em sigilo.

TOP