Suplementação de Flavanóides Citrocos

por HI-NUTRITION / 31 Outrubro 2018 / Estudo Científico
A nutrição esportiva e suplementação nutricional são muito usadas por atletas que visam melhorar o desempenho e a recuperação após o exercício. Por exemplo, alimentos ricos em carboidratos e proteínas são consumidos para repor os estoques de glicogênio e promover o anabolismo muscular.  Embora o exercício seja benéfico para melhorar o desempenho físico e prevenir várias condições patológicas, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, síndrome metabólica e doenças neurodegenerativas, também induz a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs), relacionada a diversas condições às doenças.
O exercício excessivo aumenta a produção de ERO, levando a danos às fibras musculares, o que acaba resultando em fadiga muscular. No entanto, há evidências crescentes sugerindo que a presença de um pequeno estímulo, como a baixa concentração de ROS, é capaz de expressar a transcrição dos principais genes antioxidantes. Enzimas como a superóxido dismutase (SOD) e a glutationa são importantes defesas antioxidantes que protegem as células do estresse oxidativo induzido por EROs. 
O exercício moderado atua como um estimulador das defesas antioxidantes do organismo contra o dano oxidativo. A correlação entre o dano oxidativo e a fadiga muscular poderia ser uma estratégia importante para intervenções nutricionais para aumentar o desempenho no exercício. A suplementação com antioxidantes pode ser uma estratégia eficaz, considerando os efeitos de varredura de espécies reativas de oxigênio (ROS) que poderiam levar a uma redução no dano muscular causado pelo exercício. 
Polifenóis, incluindo flavonóides derivados principalmente de frutas, têm sido de interesse devido aos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Estudos anteriores mostraram que os polifenóis derivados de romãs, cerejas e mirtilos reduziram a dor muscular e melhoraram a força muscular após exercício excêntrico. Além dos benefícios potenciais na recuperação muscular, a suplementação de flavonóides tem demonstrado melhorar o desempenho do exercício de resistência em humanos.

Objetivo do estudo
 
Overdevest et al. (2018) conduziram um estudo que teve como objetivo avaliar se a suplementação de um extrato de flavonóide cítrico personalizado (CF) por 4 semanas melhora o desempenho do teste de tempo de treinamento em atletas.
Para isso, 39 homens com idade entre 18 e 25 anos, saudáveis e treinados, participaram de um estudo paralelo, duplo-cego e randomizado receberam uma dose diária um extrato flavonóide cítrico personalizado (FC) 500 mg ou um placebo por 4 semanas. 
Os critérios de exclusão foram o uso de antioxidantes dietéticos e / ou suplementos vitamínicos e a ingestão de produtos contendo flavonóides cítricos ou seu metabólito 4 dias antes e durante o estudo. O desempenho no exercício foi testado por meio de um teste de contra-relógio em cicloergômetro, durante o qual os participantes tiveram que gerar a maior potência possível por um período de 10 minutos.

Resultados

A produção de energia absoluta aumentou significativamente com 14,9 ± 3,9 W após 4 semanas de suplementação de FC, correspondendo a um aumento de 5,0%, comparado com 3,8 ± 3,2 W (aumento de 1,3%) no placebo (p <0,05). Além disso, a relação consumo / potência de oxigênio diminuiu significativamente no grupo FC comparado ao placebo (p = 0,001), e uma tendência foi encontrada na mudança da potência de pico na FC (18,2 ± 23,2 W) versus placebo (-28,4 ± 17,6 W; p = 0,116). 

Conclusão

A ingestão repetida de citrus flavonoides melhorou o desempenho no exercício em atletas. A melhora do desempenho foi devido ao aumento da eficiência respiratória nas mitocôndrias como resultado da suplementação com o extrato de citrus flavonoides.

Referência

Overdevest, E., Wouters, J. A., Wolfs, K. H. M., van Leeuwen, J. J. M., Possemiers, S. Citrus Flavonoid Supplementation Improves Exercise Performance in Trained Athletes.J Sports Sci Med. 2018. PMID 29535575
Receba este e outros estudos direto no seu e-mail.
Preencha o Formulário e Fique Sempre Atualizado!

Não se prepocupe, seus dados serão mantidos em sigilo.

TOP