Novo Estilo De Vida Após a Cirurgia Bariátrica

por NUTRIÇÃO EM PAUTA / 30 Julho 2018 / Notícias do Mercado
Disciplina na alimentação faz parte da rotina de adaptação desses pacientes.

Em busca de uma vida mais saudável e peso ideal muitas pessoas optam pela realização da cirurgia bariátrica. Mas, sem disciplina e compromisso com a balança é muito fácil de acontecer o "efeito sanfona", emagrece e engordar, por isso a mudança de hábitos alimentares é essencial na rotina de quem passou pelo procedimento. 

Ainda existe a ideia errada de que, após feita a cirurgia, pode-se comer o que quiser e que não há mais risco de voltar a engordar. Isso é mito, a mudança no estilo de vida é imprescindível para a manutenção do emagrecimento no longo prazo. A mudança já deve iniciar antes mesmo da cirurgia. A ideia é começar a fazer a reeducação alimentar no pré-operatório.

A orientação para esses pacientes é fazer sempre escolhas mais saudáveis frente à alimentação e incluir na rotina a prática de atividade física. Os exercícios físicos são recomendados para auxiliar no controle da ansiedade e até mesmo para os pacientes terem outra “válvula de escape”. A  cirurgia promove mudanças hormonais  e dessa forma  muitos pacientes acabam sentindo mais necessidade, e até mesmo prazer, em fazer escolhas mais saudáveis na alimentação. As dicas mais relevantes seriam se dedicar mais à mastigação, dar intervalo entre as garfadas, fazer refeições mais frequentes ao longo do dia, evitar ingerir líquidos junto das refeições. 

Já que será necessário fazer refeições mais frequentes ao longo do dia, ter sempre alimentos saudáveis e práticos à disposição. Barras de sementes/cereais (caseiras, de preferência), oleaginosas (como castanhas, por exemplo), frutas secas, frutas desidratadas e in natura e iogurtes são ótimas escolhas. 
A grande maioria dos pacientes que voltam a engordar são aqueles que não fazem acompanhamento pós-cirúrgico. Carências nutricionais, desequilíbrios hormonais e escolhas errôneas na alimentação podem acarretar em reganho de peso. Por isso, é importante estar sempre em contato com a equipe para garantir sucesso do resultado da cirurgia ao longo dos anos. Os erros mais comuns desses pacientes estão relacionados com o consumo excessivo de doces, bebidas alcoólicas, e a falta de atividade física. Importante ressaltar, a importância do acompanhamento com a equipe no longo prazo, para cuidados com suplementação e alimentação e, então, manutenção do emagrecimento e resultado promovido pela cirurgia bariátrica. 
 
Sobre a Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com índice de massa corporal (IMC) igual ou acima de 40 e com doenças associadas, como diabetes, hipertensão, problemas articulares, entre outras doenças de risco. Nesses casos a cirurgia acaba sendo a opção mais adequada, pois irá melhorar a qualidade de vida, além de diminuir o risco de doenças associadas. 
 
Dra. Elisângela Weirich -  Nutricionista do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG)
Receba este e outros estudos direto no seu e-mail.
Preencha o Formulário e Fique Sempre Atualizado!

Não se prepocupe, seus dados serão mantidos em sigilo.

TOP