Tratamento melhora a microcirculação da retina de pacientes com aumento da pressão ocular.

por INSTITUTO HI-NUTRITION / 17 Janeiro 2018 / Estudo Científico

Introdução


Em 2020, cerca de 80 milhões de pessoas desenvolverão glaucoma em todo o mundo, e esta condição representará a segunda principal causa de cegueira, com 11,1 milhões de pessoas bilateralmente cegas por glaucoma primário. O Ocular Hypertension Treatment Study (OHTS), que incluiu pacientes com Pressão Intraocular (PIO) entre 21 mmHg e 32 mmHg e nenhum dano glaucomatoso, revelou que a espessura central da córnea, bem como a idade, relação copo-disco vertical e horizontal, desvio padrão e a PIO, são bom preditores do desenvolvimento de glaucoma. Além disso, a probabilidade de desenvolvimento de glaucoma em 5 anos foi considerada reduzida em olhos tratados com menor PIO em comparação com olhos não tratados (4,4% vs. 9,5%).

 

Estes resultados sugerem que pacientes com hipertensão ocular e o risco moderado a alto de desenvolvimento de glaucoma deveriam receber adequado gerenciamento para controlar a PIO. Além disso, a melhora da microcirculação pode representar uma abordagem adicional que complementa as drogas anti-hipertensivas oculares tradicionais.

 

Entre os agentes anti-hipertensivos tópicos padrão, os análogos da prostaglandina, como o latanoprosta, são o tratamento de primeira linha mais utilizado. As prostaglandinas promovem o relaxamento do músculo ciliar e aumentam a saída de humor aquoso através do espaço supra linear.

 

Os beta bloqueadores e os inibidores de anidrase carbônica podem ser usados sozinhos ou em combinação com medicamentos que reduzem a PIO. Uma formulação de dorzolamida-timolol combinando essas duas classes farmacológicas diferentes de drogas hipotensas oculares diminui a secreção de humor aquoso através de caminhos múltiplos. A melhoria da microcirculação pode representar uma abordagem adicional que pode complementar os fármacos anti-hipertensivos oculares tradicionais

 

Extrato de Bilberry

 

O extrato de bilberry (Vaccinium myrtillus L.), composto por flavonoides e antocianinas, tem demonstrado um efeito protetor contra os danos celulares causados por uma variedade de condições de estresse, além de potente atividade antioxidante. A suplementação com bilberry mostrou melhorar a saúde dos olhos e a microcirculação (Gizzi et al., 2017; Nakamura et al., 2017).

 

Picnogenol

 

O picnogenol também é um potente antioxidante que demonstrou aumentar a vasodilatação endotélio-dependente e reduzir marginalmente a pressão sistólica arterial em pacientes ligeiramente hipertensos, confirmando seu importante efeito na disfunção endotelial (Gizzi et al., 2017).

 

Neste estudo conduzido por Gizzi et al. (2017), foram avaliados os parâmetros microcirculatórios e estresse oxidativo após 12 semanas de uma suplementação associada com drogas anti-hipertensivas tradicionais em 88 pacientes com elevada pressão intraocular (PIO).

 

O primeiro grupo recebeu Dorzolamida-timolol + Suplementação com 80 mg de bilberry + 40 mg de picnogenol 2 vezes ao dia. O segundo grupo recebeu Latanoprosta + Suplementação e o terceiro grupo recebeu apenas latanoprosta.

 

Resultados

 

Durante o período de estudo, a redução na PIO e melhora da microcirculação foram estatisticamente significativas em todos os grupos de gerenciamento, com um benefício marginalmente mais evidente no grupo 2. Após 12 semanas, a perfusão alterada do círculo de Zinn-Haller melhorou em todos os grupos, sendo que os pacientes usando suplementação mostraram melhor padrão de perfusão comparado com os indivíduos do grupo 3. A redução no estresse oxidativo foi observada nos indivíduos suplementados ao final do estudo, enquanto que não foram observadas alterações nos pacientes não suplementados. Todos os tratamento foram bem-tolerados e sem efeitos adversos.

 

Conclusão

 

A associação da suplementação com bilberry e picnogenol e o tratamento oftálmico local é segura e pode contribuir para o gerenciamento da PIO e de parâmetros microcirculatórios.

 

Referências

Gizzi C1, Torino-Rodriguez P, Belcaro G, Hu S, Hosoi M, Feragalli B. Mirtogenol® supplementation in association with dorzolamide-timolol or latanoprost improves the retinal microcirculation in asymptomatic patients with increased ocular pressure. Eur Rev Med Pharmacol Sci. 2017 Oct;21(20):4720-4725.

Receba este e outros estudos direto no seu e-mail.
Preencha o Formulário e Fique Sempre Atualizado!

Não se prepocupe, seus dados serão mantidos em sigilo.

TOP